Gabriela e Capitu

Houve uma época, há uns vinte anos, que os colégios encarregavam os alunos, como tarefa escolar, de entrevistar algumas pessoas na cidade, neste meu caso paticular em Pesqueira. Depois de esgoitarem as personalidades a professora de português determinou a algumas alunas que estavam terminando o pedagógico (professorandas) a me entrevistar. Tentei evitar, mas uma das mocinhas era nossa conhecida, aí tive que "dar a entrevista", levaramas perguntas já escritas e fui respondendo uma a uma, tudo nos trinques, felizmente evitaram política e religião. Mas uma respostaque dei a última pergunta deixou as moças surpresas e fê-las rir muito.

Perguntaram quais as mulheres que eu mais admirava. Então eu disse que depois de Nossa Senhora, Santa Águeda, minha mãe, miha esposa minhas duas filhas, as mulheres que mais admirava não eram da vida real, mas da ficção. Eram Gabriela, o famoso personage de orge Amado, e Capitu, o famoso personagem feminino de Machado de Assis. A morena cravo e caneça e a cigana dos olhos de ressaca. Eram seis moças, apenas duas delas tinham lido os dois romances, Gabriela e Dom Casmurro, e uma delas, mesmo rindo, perguntou o motivo de minha admiração. Expliquei: as duas são uma alegoria da liberdade. Mas a moça insistiu dzendo que ambas tinham, aí disse a palavra horrível, prevaricado. Foi a minha vez de rir, respondi a ela que Gabriela não prevaricou coisa nenhuma, ela atendeu à natureza dela, e quanto a Capitu da mesma forma, mesmo sem Machado er revelado com todas as letras, mas se ela teve um caso com Escobar fora porque Bentinho era muito chato.

Bom, entregaram a entrevista a professora e tambe à diretora, inclusive contaram a parte da minha explicação sobre a palavra horrível prevaricação. A diretora, uma freira que sempre gostou de mim e me respeitava muito, disse queera a minha opiniao e que nocaso da natureza e da idéia da liberdade eu podia yter exagerado, mas era també a visão dos autores. Era uma mulher muito culta e libertária. Mas me deu uma estocada. Mandou a mocinha que nos conhecia me dizer que na relação das mulheres que eu admirava faltou Santa Paula Frassinete. Era verdade, quando me operei em 1982, minha esposa fez ua promessa a essa santa e eu me saí muito bem na operação. Não dei mais nenhuma entrevista, passei a ser enytrevistador na rádio. É melhor entrevistar do que ser entrevistado. Juro. Inté.

P.S. Hoje etou chato demais. Sem nenhum motivo.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 03/08/2018
Código do texto: T6408753
Classificação de conteúdo: seguro