Memória e Responsabilidade

Sem nenhuma dúvida a nossa humanidade, a existência, o viver depende da nossa memória. Sem memória não agimos, náo temos consciência, querer, sentimentos, não vivemos, vegetamos. . De todas as tragédias que acometem o ser humano, a mais terrível talvez seja a perde da memória. Não que as vitimas desse mal devam ser abandonadas. Nunca. Devem merecer atenção, ternura, carinho, cuidado, respeito e amor.

Mas os que possuímos memória e, portanto, somos côscios das nossas ações, precisamos possuir responsbilidade. Pelo menos um mínimo de responsabilidade para com a terra e o próximo.

Não dá para liberar geral, ser totalmente irresponsável. Essa fiosofia de não ser útil, de viver de brisa, de não trabalhar, de nao ter nenhuma obrigação e de não seguir nenhuma norma, pode até ser visto como um direito humano, mas sem cumprir dever nãose pode ter direitos. Nisso sou reacionário, acho que todo mundo tem que ter responsabilidade.

Para mim todos temos que consytruir a nossa história e ela se forma e se força com trabalho, responsabilidade e obrigação com o o todo. Eessa história independe, na sua construção, de filosofias, ideologias, lados políticos e crenças. Quem tem memória tem inteligência, pensa, tem que ter responsabilidade.

Adoro o que José Saramago disse:

"Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem a memória nao existimos, sem a responsabilidade tavez nao mereçamos existir".

Diisse tudo sobre o assunto. Inté.

P.S. Saramago era comunista, rsssssssss

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/08/2018
Código do texto: T6407839
Classificação de conteúdo: seguro