- Comunista! Subversivo! Agitador!...

Futucando (ou fuçando) nos meus guardados encontrei cópia de uma maltaçada que escrevi há mais de vinte anos para um jornal da terrinha (Pesqueira), sobre um saudoso vigia da Rádio Jornal, que todos conhciam como Jabiraca, u dos tipos populares mais marcantes da comunidade. Os causos vividos por ele são antológicos.

Pois bem, relendo essa maltraçada, além de rir com coedimento co medo da asma, iiz, na hora que nem caldo de cana, uma associação hilária de Jabiraca com os intolerantes, raivosos e metidos a seberoto de hoje, inclusive alguns que andam vendo fatasmas, parecidos com papafigo, capipora, saci pererê e losisomem, estão vendo comunista por todo lado, hordas deles vindo da Venezuela, Vetnã, China, Cuba...

Voltemos a Jabiraca e ao causo que contei na tal maltraçada. Era 1962,o tempo da primeira campanha de Arraes e Julião era candidato a deputado federal e comandava as famosas Ligas Camponesas. Ora, numa cidade religiosa e conservadora, os dois eram vistos como comunistas, subversivos, agitadores... Esses adjetivos eram usados até como palavrões. Pois bem, nessa época o grande radalista Rossini Moura (um dos maiores locutores de Pernambuco) era locutor da nossa rádio e morava num apartamento no andar de cima da rádio. Rossini era boêmio e só chegavade madrugada. Um dia chegou "queimado" e foi dormir. De repente acordou com os gritos de Jabiracaca: - Comunista! Subversivo! Agitador! Você vai ver o que é bom pra tosse, seu Comunista safado! Rossini assutou-se, levantou-se, pegou uma "combréia" (dois tiros e uma carreira) e ainda de cuecas correu para ajudar Jabiraca que devia estar sendo atacado por um assaltante. Procurou e foi achá-lo no auditório da Rádio, com uma uma vassoura querendo expulsar um cururu. Era o comunista.

Os intoletrantes de hoje, sem a graça, ónvio, de Jabiraca, estão fazendo o mesmo com a obsessão contra o comunismo. Nesses dias pegam a vassoura e como bruxas voam nelas para combater o comunismo na Venezuela, em Cuba ou no Vietnã. Só vai rindo. Com cuidado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/08/2018
Código do texto: T6407623
Classificação de conteúdo: seguro