POLITICÍDIO NA VEIA

A política é muito controversa e difícil de entender, por isso a grande maioria das pessoas não se interessa, porque não entende. Somos governados pelos políticos, são eles que fazem as leis, escrevem planos de governos, aprovam e rejeitam projetos que interferem em nossas vidas.

Embora sejamos governados pelos políticos, não são eles que escolhem estar nas Câmaras Municipais, nas Assembleias Legislativas, no Congresso Federal e nem nos Executivos Municipais, Estaduais e Federal. Somos nós que os elegemos através do sufrágio, do referendo popular.

A administração do estado é feita pelos representantes do povo, quer dizer, somos nós que, instrumentalizados pelo poder do voto, outorgamos aos políticos que trabalhem em função do coletivo da sociedade.

Mas a política não é simples como pode parecer na teoria, ela se alimenta das forças populares e econômicas para se manter estável. Em países onde o povo não se interessa por ela, como no Brasil, as forças econômicas sapateiam em cima dos anseios populares.

Fomos orientados a não gostar de política desde sempre, em casa, na escola, no trabalho, esse é um assunto difícil de sentar à mesa. Alguém que devia gostar muito de política deve ter dito que "religião e política não se discute" e assim crescemos com ojeriza e na ignorância.

Em época de eleição é que sentimos como o desinteresse pela política é aproveitado pelos candidatos. A mesma análise que o senso comum faz de que "político só aparece a cada quatro anos", podemos dizer o mesmo dos eleitores que só lembram que são governados por políticos a cada quatro anos, são presas fáceis.

Os partidos são um balaio na hora das alianças, vendem a mãe por mais tempo de exposição na propaganda eleitoral. É assim, jogando o tempo todo, que eles costuram suas roupas com retalhos velhos e sujos para depois tentar vender como novo. Não se enganem, política não é para santo, mas nem todos são demônios.

Ricardo Mezavila.

Ricardo Mezavila
Enviado por Ricardo Mezavila em 02/08/2018
Código do texto: T6407265
Classificação de conteúdo: seguro