Vamos envelhecer sem envilecer

A vida é constituída de fases ou estações: infância, adolescência, maturidade e velhice.

Cada fase (ou estação) tem suass peculiaridades. Uma sempre é, óvio, diferente da outra, mas todas se integram e formam a grande aventura da vida.

A última fase (ou estação), a velhice, é sempre temida porque as pessoas enxergam nela a decrepitude. O seu ocaso, o retrocesso, o momento que o ser humano não mais produz e por isso perde a sua importância no contexto da comunidade (no vil mercado), faz com que a pessoa seja menosprezada e vista como um peso, uma carga, um fardo.

Esse tipo de reação é fascista e preconceituoso. Absurdo. Avelhice é importantíssima e deve merecernão a atenção e reverência dos mais novos, mas também o seu respeito.

O desdém pelos mais velhos advém da chamada "modernidade" (entre aspas), esse mdismo materialista criado pelo capitalismo selvagem que apenas por ua questão comercial endeusao coprpo e prioriza o ideal de juventude eterna, descartndo os mais velhos, coo se os jovens não fossem envelhecer.

Mais auma coisa é certa: é preciso no período do envelhcimento envelhcer sem envile3cer. Quem faz assim não é vitima de nenhuma depressão. E deve-se continuar sendo útil na velhice, principalmente dndo exemplos aos mais jovens. Não se pode perder a esperança. E quem disse, hermanas e hermanos, quee os velhos não podem ter esperança e nem sonhar?

No mais, nada como citar um conselho de Dom Hélder Câmara:

"Se sentirem que os anos passam e a mocidade se vai, peçam a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça de envelhecer como os bons vinhos, tornado-se melhores, de, envelhecendo, não azedar, não virar vinagre".

Sou um véio caduco feliz. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/08/2018
Código do texto: T6406506
Classificação de conteúdo: seguro