Ai, saudade, saudade tão grande...

Saudade é uma palavra que só existe na Língua Portuguesa. O que é mesmo saudade? Segundo os experts é recordação suave e melancólica de uma pessoa ou coisa ausente, que a gente deseja voltar a possuir. É prima carnal (ou irmã gêmea) da nostalgia, esta mais triste e sem a alegria daquela, mas, talvez, mais chique.

Vários foram os poetas e escritores que tentaram definir a saudade. Ha versos lindos, letras maravilhosas, temas musicais antológicos. Mas a saudade é quase sempre indefinível porque, na minha opinião, é particular, é péculiaridade e cada um ser humano, uma marca registrada. Quem não é capqaz de sentir saudade é alguem frio, distante, diferente e, sem dúvida, perigoso. Eu diria que eé insensível. E priu.

Sim, a suadade é sempre particular, íntima, às vezes secreta. Mas pode tamabém ser coletiva. Isso quando se trata de lembrar fatos, acontecimentos históricos, festas opulares, folclore. A saudade particular, mais importnte, diz respeito a sentimentos, emoções e, claro, amor.

Pessoalmente sempre fui um saudosista, ainda jovem, pasme, já sentia saudades. Sempre me liguei a tudo que acontece na minha vida. Acho que tudo faz parte da nossa história. Essa história é também saudade.

Hoje amanheci com saudade, muita saudade, saudade dos bons tempos, saudade de mim mesmo, do que passei, do que vivi, de parteda minha vidae de otras coistas mas. Algumas lindas. Ai saudade, saudade tão grande..., como diz o frevo de Antonio Maria. Mas, hermanas e hermanos, vou terminar essa divagação da saudade com a definição que acho mais bonita sobre a a saudade, de autoria de um cantador pernbucano, Antonio Pereira:

"Saudade é um parafuso

Que na rosca quando cai,

Só entra se for torcendo,

Porque batendo não vai,

E enferrujando dentro

Nem destorcendo não sai".

Ai saudade, saudade tao grande... Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/08/2018
Código do texto: T6406494
Classificação de conteúdo: seguro