Eternamente Cinema Paradiso

Assisti mais uma vez ao filme Cinema Parasdiso. Já assisti a esse filme ene vezes. Detalhe: sempre me comovo como se o estivesse assistindo pela primeira vez. Há cenas que já sei decorada, mas assim me emociono.

Aqueles habituês do fime parecem demais com os dos cinemas da miha infância e adolescência. ´´E mesmo um filme universal. Tornatore levou às últimas consequências o ensinamento de Tolstói: pinta a tua aldeia se serás universal. Ele fez isso com esse filme.

Desnecessáriofalar de Totó e do projetista Alfredo, do padre censurando as cenas de beijo nos filmes, do cara que cuspia do coreto nas pessoas, dos chorões nos filmes, dos mãos bôba, dos namoros, do amor de Totó jpa adolescente pela mocinha da classe média alta, da aridez da mãe de Totó que tinha uma certa revolta porque perdera o marido muito cedo, enfim, desnecessário enumerar todos os personagens e cenas. Mas não h´pa como deixar de lembrar quando Alfredo, o projetista, resolve arender a ler e vai se submeter a uma prova na classe de Totó e pede fila ao menino, e este o chatageia: só dá a fila se ele o deixar ajudar na cabine de projeção. É muito engraçado. Inesquecível.

Mas para mim os dois pontos altos do filme são: 1) aquele doido que depois do filme quando as pessoas iama para casa ficava gritando na praça deserta: - À praça aé minha!A praça é minha!, e no final a praça não é a mesma, está repleta de automóveis, mas ee continua gritando que a praça é dele. è o inconformismo com a descaracterização das cidades; 2) oentrerro de Alfredo. Totó ja é um diretor e cinema consagrado vem assistir ao enterro do amigo. Num certo momento ele olha para trás e vê, meso envelhecidos, todos os habtuês do Cinema Paradiso. É o tributo a Alfredo.

Há ainda o maior bônus, o filé mignon do filme, é quando Totó, já em Roma, abre o presente que Alfredo deixara para ele, um embrulho contento as fitas emendadas de todos sos beijos que o padre censurara nos flmes. Qiando Totó manda projetar o rolo e vê os beijos seus olhos se enchem de lágrimas. É um libelo contra a censura. Um filme lindo demais.

Eternamente Cinma Paradiso. Inté.

P.S. Além de um grande filme, a trilha sonora é uma das mais belas da história do cinema.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/07/2018
Código do texto: T6405881
Classificação de conteúdo: seguro