Z e f a

Apesar de ser crítico ferrenho da Globo, nao assisto mais os noticiários dela, sempre acompanho uma das suas novelas. É o caso, agora, de "Segndo Sol", mesmo achando que aquilo nao parece coma Bahia de verdade. Volto a repetir o que á afirmei numa maltraçada: Beto Falcão e Ariella deviam ser negros. Mas o enredo prende a atenção, se bem que a demora para Beto descobrir que Ariella era Luzia virou piada, só ele não sabia. Mais: as duas princiais vilãs, Laureta e Karola fazem rir, ficam hilarias na maioria das cenas. Mas há personagens marcantes como Cacau, Rochelle, Manu, Naná, Maura e Ionan... Há outros, a Goirete é muito hilária.

No entanto, há um personagem que foi crescendo, crescendo, comendo pelas beiradas, e está arretado. Está cativando pela candura, ternura, suavidade, fé e uma humanidade que empolga e emociona. É Zefa, a mãe de Roberval,a cozinheira da casa do empresário Severo Ataíde. É a cozinheira que teve um filho do patrão (Robervl) e nunca exigiu nada, nem alegou, nem pressionou, a ela basta ter o respeito da família, é na verdade quem ainda sustenta um lar conturbado. À primeira vista ficamoss pensando que era apenas ua Amélia, uma suserviente, conformada, capacho dos patrões. Mas não, é a base da família, é quem de fato amou a todos e ama, capz de tudo pela sobrevivência da familia. Alguem que age por amor e solidariedade. Conheci pessoas na vida real que eram assim. E a auma delas fiquei devendo tanto que nunca pagarei, ela a partiu. Era daquelas pessoas que viviam parasos outros, mas sem subserviência, por opção, por solidariedade, por amor, dessas pessoas que saem da vida pedindo desculpas. Juro. Pessoas que são exceção.

Lembro que algumas vezes quis ter raiva da suavidade dessa pessoa, chama-la às falss para se revoltar, incitá-la à rebeldia, ferí-la exigindo brio, mas qando ia tendo essa reação uma voz, nao sei o quê, dentro de mim advertia: - Dartagnan, esse tipo de pessoa é doce por natureza, é mel, nasceu para audar os outros, sem reclamar, sem exigir nada, esse tipo de pessoa doce, cara, é o sal da terra. E da vida. Faz a diferença. Então desistia e ficava cada bvez mais admirando essa pessoa. Viva Zefa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/07/2018
Código do texto: T6404698
Classificação de conteúdo: seguro