Ah, que vontade de ver a lua de sangue

Pois é, segundo o noticiário, Recife será um dos lugares mais privilegiados para se contemplar, inclusive a olho nu, a chamada "Lua de Sangue!", fenômeno raro que acontece quando a Terra, a Lua e o Sol ficam totalmente alihados (quem me disse isso foi um professor de geografia, eu nao entendo nada de astromia e nem de ciência nenhuma, esse cara que ensina geografia manja muito de astronomia).

Sou fascinado pela lua (acho que sou lunático, rssss). Sempre fui. Por mim o homem jamais teria botado o pé na lua. A lua é reservde mercado do romantismo, dos poetas. Mas, em relação ao fenÕmeno de hoje, já comecei a tirar o cavalinho da chuva e a sossegar a comadre periquita. Por quê? Ora, porque desde a manhã chove no Recife e as nuvens estão encobrindo tudo. A minha torcida é para que as nove ou dez horas da noite o tempo melhore,seja camarada, nos deixe ver a beleza desse fenômeno, caso conatrárioficarei frustrado, eu e muita gente.

Desde cedo fiquei recordando as músicas que falam sobre a lua, tipo "Luna Lunera", de um cubano, que fala na alua redondidnha, redondidta. Depois lembrei uma que sou arriado os quatroi pneus, foi cantada apor Nelson Gonçalves, Roberto Carlos e outros, uma composição, salvo engano de Jorge Farjat que começa assim: "A deusa da minha rua tem os olhos onde a Lua costuma se embriagar". Acho lindo esse verso. Outra que gosto muito é Malandrinha: "A Lua vm surgindo cor de prata/ No alto da montanha verdejante/ A Lira do cantor em serenata/ Reclama da janela a sua amante". Mas a que realmente me arrebata é "Chao de Estrelas" (Orestes Barbosa) quando nu verso nos ilumina com o clarão da Lula: "A porta do barraco era sem trinco/ Mas a Lua furando o noso zinco/ Salpicava de estrelas nosso chão/ Tu pisavas nos astros distraída/ sem saber que a ventura desta vida...". Arretado demais.

São tantas as músicas e poemas sobre a Lua, tantas as recordações, tantos os amores vividose incitados pelo luar... Lembei muito o filme "Feitiço da Lua", lembram daquela Lua linda invadindo as ruas e casas, despertando as pessoas para o amor? ALua é feiticeira doo amor. Acho que Mário Quintana tinha razão quando perguntou: "Que haverá com a Lua que sempre qe a gente a olha é com o súbito encanto da primeira vez?". Não sei, mas é uma verdade.

Fico por aqui torcendo para que o tempo melhore e a gente possa ver a Lua de Sangue, um fenômeno da natureza. Uma beeza que só Deus proporciona. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/07/2018
Código do texto: T6402022
Classificação de conteúdo: seguro