Vida na Nova Estação

Quando adentramos na tal terceira idade, quando a ficha realmente cai e entendemos que se faz necessário uma rearrumação na nossa vida para enfrentarmos a !"nova estação", a primeira coisa que precisamos é fazer uma espécie de retrospectiva do que já vivemos, mas sem enfeitar o maracá. Quem enfeita, mente, e opta por uma fantasia rota, esfarrapada e ínútil. Mentir a si mesmo é o fim da picada.

Por qu precisamos dessa "avaliação"? Ora, para nos adaptar à nova fase e tentar desfrutar dela sem atropelos e nem frustrações. Para entender que a vida continua bela, belíssima, em todas as suas fases, até no outono. Principalmente no outono.

Há os que preferem lembrar as suas vitórias, os chamados bons momentos, "glórias"... É um erro, é preciso lembrar tudo. Lembrar e cotejar. Cotejar e fazer autocrítica. Mais: tentar no envelhecimento imitar os vinhos nos tornando mehores, sem virar vinagre, sem azedar.

Não nego que é difícil paca a vida no envehecimento devido aos achaques próprios da idade, dificudades, inustiças. Mas vale a pena tentar viver a vida na sua plenitude. A vida que exige esforço coragem. É como disse Guimarães Rosa pela boca de Riobaldo: "O correr da vida embaralha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e afrouxa,sossega e desinquieta. O que ela quer da gente é coragem".

No mais, heranss e hermanos, vale a penas viver. Viva a vida. Inté.

P.S. Acho que esse Ségio Cabral é mesmo um corrupto, as provas contra ele são robustas. Mas acho que, preso, não se deve humilhá-lo. O episódio de mandá-lo à solitária foi algo raivoso, um promotor que quis apenas aparecer no noticiário, ele nem tinha autoridade para tomar essa providência. Essa mania de humihar o preso, exigir que olhe para a parde e fique de cabela baixa é algo que acho fascista. É minha opiniao. Nao acho que o Cabral tenha cometido um ato grave de indisciplina. Essa mentalidade de desrespeitar os presos é algo fascista.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/07/2018
Código do texto: T6400024
Classificação de conteúdo: seguro