Sapateiro Getulista

Havia no sertão um sapateiro que era fã incondicional de Getúlio Vargas, quase fanático. Diziam que quando novo participara de um grupo de cangaceiros. Esse assunto era tabu na sua tenda. Era um sujeito que nunca fora à escola mas muito esclarecido. Ouvia, religiosamente, todo dia, à Hora do Brasil mas sempre fiela Getúulio, mesmo depois da morte de Gegê. Ele spo chaava Getúlio de Gegê. Era caladão, mas quano falava so dizia suas verdades, ou seja, o que pensava. Para ele o importante não era a democraca, o socialismo, o fascismo, nada de sisteas ou regimes mas saber se o governo estava de fato ajudando os pobres, garantindo o seu sustento e o seu trabalho. Segundo ele, o melhor regime d=fora o Estado Novo, a ditadura getulista. Motivo: fez as eis trabalhistas, deu garantia aos trabalhadres, ferias, dignidade, mas também garantiu o capital. Porque, segndo ele, ne o capital vve sem o trabalho, nem este sem o capital. E Getúlio conciliara sos dois. Dizia ainda que tinha que ser na marra porque se fosse depender de senador e deputado nunca teria feito nada. Na parede tinha um retrato bem grande de Getúlio, ainda no tempo do Estado Novo. Falava tamabem que Gegê nãoalisava estrangeiro, era patriotae nacionalista. ra doido por Gegê.

Pessoalmene sempre discordeide Getúlio, não viver a sua época, mas sabia do seu autoritarismo, perseguição às esquerdas, entrega de Olga à Gestapo, fechou o congresso, proibiu eleições... Mas era falar nisso e o sapateiro ria e dizia: - Pode ate ter feito isso, mas ajudou o povo, Entreo povo e meia duzia de intelectuais e vermelhinhos quem você, ele ficou com o povo. E complementava dizendo que Gegê colocou o Brasil no mapa dos países importantes. E quando eu dizia que Getulio fora um ditador, o sujeito diziz queera verdade mas fora um home de corageme decisão. Sem ele o Brasil teria virado um cabaré.

Achava aquele tempo, fim do governo de JK depois de Jânio, Jango, uma anarquia. Dizia: - Que falta faz ´Gegê! Quando houve o golpe de 64. apareci na tenda dele, logodepois das perseguições e disse a ele que tinham feito o mesmo que com Getúlio e 54. o velho discordou: - É engano seu, Getúio tinha coragem, quandoviu que iriam derrubá-lo atirou no próprio peito e explodiu o golpe. Aquele era um homem de verdade. Nao pude desmentir. Era uma verdade histórica.

Não sei por que hoje me lembrei do sapateiro. Acho que é porque nao temos líderes de coragem no país. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/07/2018
Código do texto: T6398048
Classificação de conteúdo: seguro