Pode até piorar

Não se pode negar que as eleições são fundamentais à democracia. Não existe democracia sem eleições. Assim, reconheçamos, não deve condenar eleições. Certo? Claro, mas não se pode de nem se deve esconder que a eleição de outubro nao vai melhorar as coisas. Não se deve criar essa expectativa, seria enganar o povo. Explico: quem define as mudanças no país é o congresso (senado e câmara). Ora, se o futuro congresso vai ser dominado pelas mesmas forças atuais. o tal centrão, comopode haver alguma melhoria? Detalhe: pelo andar da carruagem e falta de interesse e outros nomes confiáveis há, pasmem, possibilidade do congresso ser ainda pior, se issos é possível, do que o atual. Infelizmente.

Estarei sendo pessimista? Confesso que estou mesmo pessimista, mas quem não está? Vejam as candidaturas ao senado e a deputado federal em cada estado, comparem, vejam quem está com mais condições de ser eleito, se fizerem isso vão ver que estou com razão. E juro por Deus que gostaria de estar enganado. Mas a realidade é que o congresso será ou igual ou ainda pior que o atual. Uma vergonha. Mas eleito pelo povo.

Compreendo que tomar conhecimento disso causa desalento, mas pior é gerar uma expectativa falsa. Muito melhor seria a sociedade tentar mudar as coisas antes das eeições. Como? Não sei, mas sem uma ruptura popular, sem movimentos populares vamos trocar seis por meia dúzia. Vou dizer algo que dói, constrange, entristece e revolta: podemos ter um governo igual ao de Temer, com uma única virtude: ter sido eleito pelo povo. Mas esperar mudança é uma besteira. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/07/2018
Código do texto: T6397213
Classificação de conteúdo: seguro