"Marchons, Marchons!"

Não sou chegado a hinos. Su meio avesso a eles. Sim, admito que sou antimilitar. Sempre fui. Mas, mesmo assim, ha hinos e dobrados que, de certa forma, conseguem às vezes me emocionar. Hpa um hino (ou será que é dobrado?) que toca no filme "As Pontes do Rio Kway"(ou será outro filme?) que gosto muito, há outros. Cinfesso que há momentos que o nosso Hino Nacional me emociona. Mas há um hino que me faz arrepiar de verdade. É a Marselhesa, o hino da França. Acho que é mesmo, como li, não sei onde, o hino de todas as liberdades. Foi o carro chefe da Revolução Francesa. Desde menino sinto fascinação por esse hino. É só ouvir a introdução e o primeiro verso, "Alons enfants de la patrie/ Les jours de gloire est arrivé..." que arrepio. Vou confessar algo, nos jogos da França contra o Brasil, nunca temi Platini, Zidane, Kopa, Fontaine, Kopa, Henti ou qualquer craque francês, mas o danado do hino. E quando chegava naquela parte que diz "Marchons, Marchons!...", eu tremia nas bases, amarelava. Olha hermanas e hermanos, ainda hoje quando assisto novamente ao filme "Casablanca" (já assisti dezenas de vezes), na cena que o revolucionário tcheco puxa o hino em resposta à provocação da Gestapo que cantara o hino alemão, momento que até as prostitutas e os bêbados choram, meus olhos marejam.

Pois bem, hoje, quando me sentei na cadeira de balanço de palhinha para assitir ao jogo França x Croácia (torci pela Croácia) e tocou a Marselhesa, quando chegou naquela parte "Aux armes, citoyens! Formez vos batallions/ Marchons, Marchons! Qu'un sang impur abreuve nos sillions...", senti que a parada era muio dura, os franceses tinham um ogador a mais, o danado do hino. Foi nisso que pensei. Juro. Inté.

P.S. Sou doido por futebol, mas coo me diz u irmão sou apressado nas conclusões. Mas ningupem tira da minha cabeça que a Seleção Brasileira poderia ter obtido o hexa. Vejam bem, se em setenta ganhamsos co quatro meias, Tostão, Jairizinho, Pelé e Rivelino, por que nao poderíamos ter escalado Douglas Costa, Felipe Coutinho, Neymar e William? E talvez improvisando Marcelo como volante, deixando o outro Felipe de lateral esquerdo. Mais: por que mudar de caitão de time a cada partida? Tite fezu bom trabalho, mas devia ter pensado na lição de 70. Mas agora é tardeeInês é morta. Mas quatr craques na linha de frente mesmo sem centroavante pode resolver a parada.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2018
Código do texto: T6391010
Classificação de conteúdo: seguro