Hora de sossegar a periquita

às vezes fico espantado, juro, com a pretensão e babaquice de algumas pessoas que ainda nao compreenderam que na democracia o voto do bispo vae o meso do voto do sacristão, o do banqueiro ao do banqueiro, o do empresário ao do operário, o do intelectua ao do que não é letrado, e assim por diante. O voto é igualitário.

Daesma forma, na democracia, é sagrada a liberdade de expressão, tanto pode se expressar o grande intelectual quanto quem é iletrado. Salvo sobre matérias coo física nuclear, quântica, ciências, medicinae outras áreas específicas e técnicas, a opinião é livre. Principalmente num espaço democrático. Por que nós, os cidadãos comuns, não teríamos direito a participar dos debates e expressar nossas opiniões. Exemplo: por que quem nãoleu Kant, Marcuse, Sartre, Platão, Confúcio e outros pensadores não pode opinar sobre os problemas brasileiros, políticos, sobre o cotidiano? Por que só s que se julgam iluminados podem se expressar? Ora, seria limitar o cidadão, castrar os ses direitos, impedir a voz do povo que é a voz de Deus, como dizem no nordeste.

Só que alguns intolerantes, pessoas com um rei na brarriga, pretensiosas, arrogantes e pernósticas sempre seindignam com quem ousa exercer seus direitos de cidadania e debater os problemas do país e qualquer problema que ulga capacitado a debater, incusive porque a maioria nao éde saberôtos pretensiosos.

Longe de mim, palavra de honra, querer discutir, por exemplo, teologia com um teológo. Mas por que não posso refletir sobre o Cristo? Por que para falar e opinar sobre Jesus eu precisaria ter lido Kant, Platão e uma meia dúzia de pensadores? E ter decorado enunciados e teorias? Nada disso, posso e devofalar sobre Jesus com o que conheço, sinto,acredito e sei. Mais: o próprio Jesus nãoleu Platão,Sócrates, Kant.... Jesus como disse o poeta, Fernando Pessoa, nao possia biblioteca. E foi o maior pensador do mundo. E o Rei dos Reis. E sem linguajar chato e pernóstico e semser prolixo.

Era só o que faltava, o cidadão, eu ou qualquer outro, porque não tem títulos, nãoleu os pensadores e nem escreve difícil e nem é chato, deixar de escrever, de piiar, de dar seus pitaques. Só vai rindo. Eu acho que esses elitistas precisam assiaailar a democracia e, com urgência, sossegar a periquita. Como disse o filósofo Zagalo: vocês, elitistas pernósticos, vão ter que me engolir. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/07/2018
Código do texto: T6389400
Classificação de conteúdo: seguro