Rui e o desalento com a política

Estou realmente convicto que a atividade política está no fundo do poço. Mais: que isso pode levar a Democracia à UTI. Não tenho nenhuma dúvida: os políticos são os coveiros da Democracia. Corrremos, corremos mesmo, hermanas e hermanos, o risco de ingressarmos num regime totalmente fascista. Infelizmente.

Não, nao sou especialista em nada e nem tenho competência para fazer avaliações daq conjuntura nacional, sou apenas um cidadão sem títulos, sem cutura sociológica, sem nem pelo menos ter lido os grandes cientistas sociais. Mas sou usujeito observador, um observador atento,alguém que já viveu bastante e viveu várias crises, dramáticas, mas que nunca presenciou uma classe poítica tão fraca, covarde we medíocre comoa atual. Ea é nula. Nula e s´pensa nos próprios interesses.

Não, não posso evidentemente falar pelo Brasil inteiro, mas posso falar sobreo meu estado. Aqui nunca, jamais e em tempo algum a classe política esteve tão em baixa. Só hpá repulsa aos políticos, de todos os lados. Se hpa exceções estão escondidas em Marte. Mas o pior é cara de pau deles, é como se nao houvesse crise, estão pululando adoidados, mentindo, fingindo, enganando e sendo repudiados pelo povo. uvidoum político desses aparecer numcolégio para falar aos estudantes. Ou em quelquer local onde exista pessoas sofrendo com a crise que eles são os geradores.

Estou, estou muito triste e revoltado co a classe política e co todas as instituições. Quado falo nos políticos englobo todas as instituições. Estão todos desacreditados e são cúmplices na escalada do fascismo. Já transcrevi uma vez e vou transcrever ene vezes o desabafo de Rui Barbosa contra os poíticos (estendo a todas as istituições):

POLÍTICA E POLITICALHA

Rui Barbosa

"A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmo, desenvolve nos indíviduosa a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.

"Não é esse ogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Essa palavra não traduz ainda todo desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas anão tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquece? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

"Política e politicalha não se confundem, não se parecem, nao se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repusam mutuamente.

"A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, les escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a poítica uma função, ou um conunto das funções do organismo nacional, é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônicodos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A politica é a higiene dos povos moralmente sadios. A politicalha, a malária ds povos de moralidade estragada".

Concordo com Rui Barbosa. É atualíssimo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/07/2018
Código do texto: T6388145
Classificação de conteúdo: seguro