Torcida quase sem negros

Não queria falar sobre o assunto, mas fui intimado por um amigo do peito, desses amigos de infância que viram irmão e que a gente, dentro do possível, não pode negar um pedido. Ele lê as minhas maltraçadas, não comenta por escrito, mas por via telefônica, discorda de muita coisa, mas eu até gosto porque é sincero paca, discordou diz e priu. Pois bem, esse sujeito que nasceu em Arcoverde e nunca saiu de lá, no Recife se sente estrangeiro, me disse que eu não tinha escrito sobre um fato absurdo relacionado com a torcida do Brasil que foi para a Rússia. Segundo ele não havia negros, que deu uma vasculhada na internet e não viu. Afirmei que ele era míope, é mesmo, usa óculosde fundo de garrafa, mas ai o cara afirmou que tinha pedido a várias´pessoas para rastrear e elas não tinha detectado negros na torcida da nossa Seleção na Rússia.

Depois que ele se despediu e que eu me comprometi a escrever sobre o assunto, mas antes faria minha própria pesquisa, pedi ao meu neto para dar uma geral. Ele pesquisou, realmente mais de 95% eram brancos, mas havia alguns negros, nem pouquinho. Um absurdo, algo inexplicável. Digo isso porque o Brasil é conhecido no mundo todo como um país de negros. Ora, se na nossa torcida quase não ha negros sóexiste uma expicação: os negros mnão têm condições financeiras de viajar para o estrangeiro, assim fica caracterizado que ainda ha exclusão econômica que é tamabaém racial. Negar isso é impossível. O amigo disse ainda que negros só alguns jogadores e familiares deles. Mas havia alguns negros, talvz quase cinco por cento da torcida que foi à Rússia.

Depois dessa contatação eu que me cnsidero negro e disso me orgulho, fiquei perplexo com os movimentos negros que não falaram nada sobe esse absurdo. A torcida do Brasil na Rússia era majoritariamente de brancos. A maioria negra foi excluída. Ah, Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2018
Código do texto: T6384972
Classificação de conteúdo: seguro