Ética Pontual e Seletiva

Não, não censuro quem se indigna, protesta, critica e não poupa os que atentam contraa ética. É um direito, é civismo e exercício da cidadana.

No entanto, nao entendo e fico perplexo, além de não respeitar, os que exercita a ética de forma pontual, parcial e seletiva. Explico: só picham, atacam e criticam determainado lado da política. Ora, se todos estamos carecas de saber que todos os lados possuem políticos com rabo preso e rabo de palha, por que motivo não se faz a crítica de cabo a rabo? Não existe ética pela metade, civismo pela metade, idealismo pela metade. Não existe meia verdade.

O outro ponto que chama a minha atenção é a raiva, o rancor e o ódio com que esses cívicos pela metade agem. Simplesmente espanta, aturde, estarrece a carga de raiva. Raiva seletiva, pontual, seletiva. Raiva apenas de determinado grupo.

Vejam bem, acho que esse tipo de rancor, raiva e ódio, exercitado com tanta veemência, torna sos seus autores infelizes, babam de raiva, nesses dias vão ter que usar babador ao exervitarem a raiva. Ficam pessoas amarguradas, trstes, incapazes de conviver com os contráros e, portanto, com a democracia.

No mais, daqui do meu cantinho, neste domngo de tantas paixões exarcebadas mesmo sem jogos da Copa, prefiro fica ouvindo meu pen drive de MPB, mas aos raivosos e azedos, aqueles que não podem passar sem exercitar a raiva, lembro o verso do Chico Buarque: "Fiha do medo, a raiva é mãe da covardia". Inté.

P.S. Descobri algo: há pessoas que sentem mais raiva do Chico Buarque que do Lula? Juro. Nao é meia verdade.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2018
Código do texto: T6384810
Classificação de conteúdo: seguro