G a r r i n c h a

Para mim o jogador mais fascinante do futebol em todos os tempos foi, sem nenhuma dúvida, Garrincha, apelidado por Nelson Rodrigues (ou foi por Armando Nogueira?) de "O Anjo das Pernas Tortas", e também como "Garrincha, a alegria do povo".

Esse ícone do futebol, esse Carlitos dos gramados, esse mágico do drible que tanto fez ´pelo nosso futebol, não merecia o fim trágico que teve.

Sim, sei que ele foi um cara fraco que sucumbiu ao vício da bebida. Mas será que o país, especialamente as autoridades da área do esporte, fizeram or ele o que ele merecia? Takvez tenha faltado mais apoio, ajuda, presença, solidariedde, meios, ombro amigo. Sei nao, mas ao que me consta apenas Nilton Santos e Elza Soares ajudaram Garrincha, se preocuparam com o grande Mané Garrincha.

Não gosto de assistir aos filmes sobre ele orque me emociono e me revolto, engasgo de raiva. Um cara daquele, a cara do povo, não merecia um fim tão triste. Ele não merecia ter passado por tantas humilhações, era um hme simples e bom, um eterno menino do inerior. Já no fim percorria cidades do interor jogando peladas para receber uns trocados. Lembro que certa feita um colega do banco me chamou para assitir Garrincha jogar numa cidade vizinha a Pesqueira, Belo Jardim, numa pelada. Não fui. O colega foi e se arrependeu, me disse que até chorou com aquela humilhação, Garrincha já inchado, doente, tentando jogar, bancando o palhaço, apenas para ganhar um cachê. ma humilhação.

Hoje os jogadores da seleção são milionários, o futebol virou business, perdeu o encanto. Não há mais um Garrincha, humilde, sem ambição, jogando por prazer. Não se fala mais nem em Garrincha. Parece que até o livro que Ry Castro escreveu sobre ele foi proibido.

Que saudade de Garrincha, um craque do tempo que futebol tinha arte e caráter. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/07/2018
Código do texto: T6382492
Classificação de conteúdo: seguro