Dostoièvski gerou certa inveja

Há assuntos que eu jamais deveria comentar. Um deles é a literatura. Sou completamente mobral no que diz respeito à teoria literária. Nunca estudei a matéria, apenas li alguns autores de várias obras-primas da literatura. É o caso de Dostoièvski. Acho que li quase tudo que ele escreveu. Para mim foi e continua sendo um dos monstros sagrados da literatura. Mais: influenciou vários escritores, caso de Sartre, Nietzsche, Hemingway, Faulkner, Virgínia Woolf, Garcia Márquez...

Mas, por incrível que pareça gerou algumas invejas e idiossincrasias. O grande escritor Nabokov não gostava de Dostoiévski, pichava, achava um escritor, pasmem, sem importância. Motivo: só podia ser inveja. At´Hemingway que gpstava dos romances do russo dizia que anão sabia como quem escrevia tão mal conseguia tocar profundamente o leitor. Uma invejazinha do genieal americano, uma idiossincrasia... Os escritores são ciumentos e invejosos. Ou não? Sei lá, mangueira, não sei...

Acho "Crime e Castigo" ma obra-prima, perfeito, taco-a-taco com Anna Karenina de Tolstói. Mas para mim o melhor livro de Dostoièvski (e do mundo, só tem um rival em Dom Quixote, de Cervantes) é memo "Os Irmãos Karamazov". Já li, reli e treli e sempre fico fascinado. É um livro que nunca vai ser ultrapassado. Ele é perene, o que ele discute é atual e sempre será, ninguém discutiu e nem dissecou a alma humana como esse russo genial. A parte do livro que mais gosto é o GRande Inquisidor, ali está a dscussão eterna. Quando Ivan Karmazov diz: "Se Deus não existisse, então tudo seria permitido", somos levados a entender o quanto é necessário acreditar, até por uma questão de sobrvivência, se não existisse Deus só haveria o caos.

Sempre releio esse livro no fim do ano. Já estou me preparando, não é romance policial que a gente lê de todo jeito, esse livro de Dostoièvski requer atenção e reflexao. É um livro defiitivo. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/07/2018
Código do texto: T6382480
Classificação de conteúdo: seguro