Pernambuco e Ceará

Sempre houve e haverá uma certa disputa entre cearenses e pernambucanos. Uma disputa boba, claro. Uns e outros (mais os cearenses) vivem comparando os dois estados. Qual o que é mais progressista? Qual o mais adiantado? Qual o que tem uma cultura mais importante? Qual...,um monte de besteiras.

Fiz alguns cursos em Fortaleza quando era funcionário do BNB. A direção geral do banco era lá. Sou testemunha ocular da dsputa. Vi cearenses e pernambucanos se esquelando sobre qual era o melhor estado. E numa dessas discussões, debatiam qual era a cidade mais importante, se Recife ou se Forteleza. Que coisa mais babaca. São duas cidades diferentes, cada qual possui seus encantos. Nunca participei desse febeapá.

Até os professores dos cursos gostavam de fazer comparações entre os dois estados, sempre puxando a brasa para a sardinha cearense. Um deles foi um professor de Desenvolvimento Econômico (apenas rudimentos dessa matéria, besteirol), ele afirmou numa aula que a Sudene não deveria ser sediada no Recife porque o BNB e o DNOCS eram em Fortaleza. Mas que Celso Furtado porque era pernambucano convenceu o governo a colocar o órgão em Recife. Tive que pedir um aparte e disse a ele que Celso Furtano não era pernambucano, mas paraibano. Como estava com a amão na massa perguntei a ele se o presidente do Banco do Nordeste, na época um pernabucano, Rubens Costa, não devia ser cassado e posto um cearense pra ficar tudo em casa. Ele apenas riu e não se zangou.

Mas nesses cursos havia uns participantes que eu gostava muito de discutir, porque era na base da gozação. Eram os baianos. Adoro bater apo com baiano, não me importo da rusga entre o Bahia eo Sport do Recife, nem sobre se Salvador e mais bonita que o Recife, se os escritores baianos são melhores que os pernambucanos, nada levava à dsputa, terminava numa boa. Um dia um baiano chamdo Ângelo me disse algo em tom provocativo e gozador: - Bicho, a música mais bonita de Pernambuco´, "Dora", é de u baiano, Caymmi. Só fiz rir porque adoro essa música e realmente é uma das músicas mais bonits de Pernambuco, "Dora rainha do samba e do Maracatu...". Mas esse sujeito que era um cara que gostava muito de literatura um dia me perguntou sério qual era a cidade mais bonota de Pernambuco, se OLinda ou o Recife. Aproveitei para fazer uma gozação que, no fundo, é uma verdade. Disse: - Cabra Véio, a cidade mais bonita de Pernambuco é "Floresta dos Navios". Ele ficou chateado achando que era gozação e perguntou o motivo. Eu revelei: "Olhe, Floresta lembra muito a Macondo de Garcia Márquez, aqueles pés de Tamarindo, o tempo parado, as pessoas dormindo a sesta em redes, o rio seco, aquele clima do romance do colombiano. Só falata mesmo as borboletas. O cara era arriado por Garcia Márquez e, pasmem, me deu razão. Mas tinha um cearnse ouvindo e este disse: - Aqui no interior do Ceará tem cidades que ainda parecem mais com Macondo. Não disse nada. Não discuto sobre qual e a melhor cidade. Fiz só rir, e o baano gargalhou. Inté.

P.S. Futebol não tem lógica nenhuma.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/07/2018
Código do texto: T6378995
Classificação de conteúdo: seguro