Polêmica em Garanhuns

Todos os anos a cidade de Garanhuns promove um Festival de Inverno, o FIG. Engloba tudo relacionado com a cultura: shows de grandes artistas, lançamentos de livros, filmes, seminários diversos e, claro, encenação de peças teatrais. Este ano o lema do FIG foi:"Um Viva à Liberdade".

Mas está havendo uma polêmica que de certa forma contraria o lema do festival. Motivo: o prefeito da cidade declarou que vai vetar a apresentação da da peça, um monólogo, "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", protagnizado pela trans Renata Carvalho. A peça aé da autoria da escocesa Jo Cifford que lança a seguinte questão: "... e se Jesus voltasse hoje e fosse um travesti?". A partir dessa indagação o texto busca quebrar preconceitos e provoca a reflexão e empatia sobre as vivências trans. Essa peça já foi encenada no Recife e lotou o Teatro Apolo, inclusive, segundo a imprensa, foi muito aplaudida. O prefeito justifica o veto alegando que ea tamabém foi proibida em Salvador e Jundiaí. A secretaria de cutura do estado é contra o veto.

Está, portanto, estabelecida uma polêmca em Garanhuns. Os defensores da liberdade de expressão dizem que é um arbitrariedadee que éproibido proibir,que oveto é inconstitucional. Mais: que só pode se pronunciar sobre ua peça quem assistiu...

Pessoalmenyte, não assiti à peça e acho que nunca vou assistir, não vou mais a teatros, acho que comtantos problemas no país, incusive em Garanhuns, se perder tempo proibindo uma peça de teatro, u teatro que só tem cem lugares, é algo meio babaca, parece mais que o prefeito está querendo fazer média com os religiosos, incusive, frise-se, a Diocese não se pronunciou sobre a tal peça. Sejamos francos: sóassite quem quer, diferente da tevê, ao teatrosó vaai quem quer, quem faz essa opção, até porque folders sobre a peça foram distribuídos.

No mais, vivemos uma época que se faz deum tudo para criar uma polêmica, tanto os artistas e autores quanto sos fundamentalistas. Mas é bom lembrar Saramago: "Imoral é a fome". Esobre ela não há polêmica. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/06/2018
Código do texto: T6378190
Classificação de conteúdo: seguro