"Oxente!, comunista gostando de santo é milagre!"

Estou morando no Recife, mas continuo com minha casa em Pesqueira, com tudo nos trinques, de lá só trouxe a roupa. Estou na capital por força das circunstâncias, mas permaneço um homem do interior, um matuto, e e orgulho disso. Há mais de dez anos estou por aqui, mas breve vou voltar. Se Deus quiser. Não há um dia que não me recorde do interior. Quando me perguntam do que maissinto falta nao hesito: - Do boato e do fuxico. Minha casa fica no centro da cidade, onde o boato e o fuxico chegam ligeiros, fresquinhos, na hora que são fabricados.

Na cidade de Pesqueira, devido às minhas ideias políticas e por nãoser religioso, sempre houve quem dissesse que sou comunista, mesmo se ser, sem nunca ter pertencido ao partido, mas a fama pegou e eu nunca desmenti, até porque, noves-fora os dedos-duros e desafetos, o povo desconfiava - muitagente ainda desconfia - do meu comunismo, mas sem aldade, até com um certo respeito e carinho. A verdade é que fiz muitos amigos e, pasmem, dentre os religiosos. Há até beatas que sempre dizem: - O senhor é um comunista especial, respeita a religião e não faz mal a ninguém. Sempre rio disso, mas fico satisfeito.

Sobre essa fama de counista tenho alguns causos engraçados. Vou contar um que é absolutaente verdadeiro. Há uma beata dessas que sao mesmo devotadas à religião, ela se dá bem com minha esposa e comigo, é da Ode Terceira de São Francisco, do Convento. Um dia ela chegou lá em casa, eu não estava, começou a conversar e pediu para ver a casa toda, olhou quartopor quarto, tudo, mas se deteve no quartinho onde escrevo as minhas crônicas para o rádio e os jornais da terra. Nesse quartinho só ha uma mesinha com ua velha máquina Olivetti e aolado da máquina três imagens: Uma Nossa Senhra de Fátima (queera da minha saudosa mãe), uma imagem de Santa Águeda, padroeira de pesqueira (presente de um santeiro)e ua estátua do Padre Cícero do Juazeiro (presente de um colega de banco que visitou Juazeiro do Norte). Quandomiha esposa mostrou o quartinho e dsse que era alique escrevia as minhas arengas e a beata viuas imagens exclamou admirada: "Oxenete!, comunista gostandode santo? Sópode ser milagre!". E espalhou o fato na rua. Outras pessoas foram tirar a prova dos nove.

Dias depois, o frade do Convento vinha na camionete e parou na frente da minh casa, eu estavana porta, ele disse: "Algumas religiosas estão sentidas com você, e estão querendo lhe presentear co ua iage de Sção Francisco para por em cia do birô. Nesses dias você perde a fama de comunista. Acelerou a camioneta rindo.

Pois é, sitofalata até da fama hilária de comunista. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/06/2018
Código do texto: T6376699
Classificação de conteúdo: seguro