Vatapá sem tempero

Não consigo segurar o riso quando constato os chiliques de vaidade dos gabolas que forçam a barra para demonstrar erudição, bagagem cultural, brilho intelectual... E tome cabriolas sociológicas, saltos soltos intelectuais, bundas-canascas culturais e peidos eruditos. Esse frisson ridículo, essa exciatação pretensiosa, esse frenesi hilário parece algo cincense, digno de circom mambembe de quinta classe. igo isso porque os grandes escritores, inclusive no campo das ciências sociais e outras, escreveram de maneira simples e sem essas acobracias ridículas. Cito alguns intelectuais que escreveram de forma simples e sem amostramento: Paulo Freire, Josué de Castro, Sérgo Buarque de Holanda, Darci Ribeiro, Rubem Alves, Milton Santos e até Glberto Freire que era vaidoso paca mas escrevia simples.

Talvez se esses gabolas escrevessem somente para o seu "olimpo de marré-marré", ate se justificasse mas se o público é formado por eleitores normais e que gostam, sem dúvida, de ler textos sem maiores complicações e não suportam malabarismo verbal e nem amosramento, esses leitores não vão se dar ao trabalho de ficar pesquisando enciclopédias e manuais, inclusive Mister Google e Mada Wikepédia, para entender os textos dos gabolas. Os leitores, ainda, gostam de interagir e como vão fazê-lo sem entender o quebr-cabeças pretenioso e ridículo? Seria melhor esses amostados sossegarem a periquita e dar um tempo na sangria desatada da vaidade para atingir os leitores.

Na verdade, mesmo sendo oráculos, arautos, superintelectuais, conhecidos até em Marte, embora Marcianita os descarte, acho que deveriam botar um temperozinho no seu vatapá intelectual, uma pitadinha de humor e alegria, irreverência e, se possível, uma gotinha do azeite da humildade. S não fzerm sso, seus catataus intelectuais ficam com gosto de comida de hospital.

Sei não, mas ninguem deveria cair na besteira de se meter a ser professor de Deus. Que pretensão absurda, né mesmo? Mas a vida continua, hoje me concederam habeas corpus alimentare amanhã vou provar de um famoso vatapá preparado por minha irmã, mas com tempero, tempero igual aos da Bahia, juro, E, claro, vai haver muito humor e, cream, faço fé que o STF familiar me conceda auma liminar para eu tomar uma meia dúzia de lapadas de cachaça Pitu Gold. Sem papo intelectual, só sambinha arretado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/06/2018
Código do texto: T6370372
Classificação de conteúdo: seguro