O OTÁRIO
Um Cidadão estava cansado da sua vida de brasileiro. Por isso insistiu diversas vezes até conseguir uma audiência com o Governo. —Bom dia Cidadão, parabéns pela insistência. Você me faz lembrar da parábola da viúva pobre que todos os dias batia na porta do Juiz implorando que julgasse sua causa. Mas o que te traz aqui? —Bom dia Governo. Realmente sou insistente também mas a diferença é que a viúva foi atendida e eu tenho certeza que não serei. Estou aqui porque estou cansado de ser governado. —Como assim não estou te entendendo? Então diga porque está cansado.
—Nem preciso dizer. O senhor sabe quais são os motivos do meu cansaço.
— Não sei não, ando muito ocupado, tenho trabalhado muito para governar o país. Sei que você é um cidadão brasileiro mas não consigo saber de sua vida.
—ah sabe sim. O senhor é onipresente e onisciente. Só não é onipotente. diria que o senhor é quase um deus ou um diabo. Mais para Diabo do que para deus.
O governador começou a rir: —Vejo que além de cansado o senhor está louco também. De onde tirou estas idéias malucas? — Louco ainda não mas ao ponto de cometer uma loucura. —Então me diga por que sou onisciente e onipresente. Gosto de saber que tenho tanto poder assim. Afinal é muito bom ter poder não é mesmo.?
—Sim realmente é bom poder fazer o que quer. Mas vou explicar em poucas palavras os motivos pelos quais o considero um deus, um diabo....um nem sei o quê, e os motivos do meu cansaço. Trabalho quatro meses do ano e te entrego todo o dinheiro que ganho. Através do meu número, porque cada um de nós temos um número, o senhor rastreia todos os meus passos. Sabe quanto ganho, o que faço, o que compro, quais são as minhas preferências para consumo. Criou um sistema de cobrança de impostos que funciona de maneira muito eficiente mas só para ti. Quem não pagar não come . Simples assim. Além de tudo isso todos os dias sou obrigado a escutar a ladainha infernal dos meios de comunicação falando que o governo é isso, o governo fez aquilo, o governo roubou tanto, numa tortura constante que me deixa de saco cheio. —Acalme—se cidadão brasileiro, você está muito exaltado. As coisas não são bem assim. E depois, este sistema ou mecanismo de cobrança de impostos é utilizado na maioria dos países desenvolvidos. portanto não há nada de errado nele.
--ah! Bem dissestes ao afirmar que não há nada errado com o mecanismo. O problema é o que está por trás, ou melhor dizendo, quem está por trás. Simplesmente me obriga a pagar uma boa quantia em impostos e faz o que quer com o dinheiro. Ai quando preciso ele tira o corpo fora e me deixa na mão. Por isso quando entro no supermercado as vezes me dá vontade de pegar a minha compra, verificar quanto é o imposto e pagar o valor da diferença sem os tributos. Quer saber? Estou cansado e gostaria de ficar sem governo. Posso deixar de ser governado? Só tenho prejuízo . Pra que ter um governo que não me ajuda em nada, pelo contrário, tem me explorado durante toda a vida ?
—Acalme—se cidadão brasileiro. Desse jeito você pode ter um infarto! Talvez você tenha um pouco de razão mas saiba que não governo sozinho. Temos o congresso, o senado, o poder judiciário. Procuro ser honesto mas há milhares que governam comigo. —Sempre dizendo meia verdade! Realmente são milhares e por isso se um só governasse, meu prejuízo seria bem menor. É menos pior ser governado por um governo feito diabo do que por mais uma legião de demônios.
— O cidadão brasileiro você precisa ter paciência. Depois, é impossível ficar sem um governo. E a nossa democracia é muito nova. Ainda estamos aprendendo.
— Olha eu acho que não é impossível ficar sem governo . Por que do jeito que as coisas estão hoje em dia é como se não tivesse ninguém governando. O senhor que fique esperto pois tem muita gente dizendo que não há governo no país. E se estamos aprendendo a tal da democracia parece que o professor pulou uma lição. Esqueceu de falar que para qualquer coisa funcionar na vida é preciso observar princípios simples como aqueles que aprendi lá no bairro onde moro : —Ah é o que o senhor aprendeu ? —Que devo ser honesto, trabalhador, não roubar, não mentir e praticar a justiça.
—Ok. você tem toda razão. O povo brasileiro é muito bom e não desiste nunca. Mas vamos mudar de assunto, vamos falar das festas juninas, lá no seu bairro certamente terá muitas festas, não é mesmo?. E a copa do mundo chegou ! Futebol, vamos falar de futebol, pra frente Brasil, salve a seleção! . Acho que desta vez a gente ganha. A gente sempre ganhava, o senhor se lembra?Alguém poderia trazer um refrigerante para o nosso cidadão brasileiro. Pipoca, tragam pipoca, o senhor certamente gosta de pipoca...
O cidadão brasileiro abaixou a cabeça , tampou os ouvidos e pediu para ir embora.
— Espere , fique mais um tempo aqui com a gente. O senhor nem experimentou o guaraná..Fique cidadão. —Vou embora e não me chame mais de cidadão. Pode me chamar de otário.