E v a n g e l h o s

Gosto de ler os Evangelhos. Abro a Bíbllia e leio um trecho de qualquer um deles. Leio e reflito. Mas quase sempre no dia a dia, raramente, penso nos ensinamentos dos Evangelhos. Só às vezes, muito raramente, quando vou fazer algo difícil ou tomar uma decisão aí lembro passagens dos Evangelhos. Deploro não me lihgar mais nos exemplos deles.

Esse hábito de ler os Evangelhos não aprendi com as religiões e nem com os religiosos, mas quase por acaso. Explico: eu tive um colega de banco que naose separava de uma Bíblia, ela ficava dentro de uma gaveta dos seu birô. Educado, sabia que eu não era chegado à religião, nunca abordou o assunto comigo, nunca quis me convencer. Bom, esse colega foi ransferido para outra cidade em outro estado, e esqueceu a Bíblia na gaveta do birô. Antes que alguem se aropriasse dela, peguei a Bíblia e guardei no meu birô, e telefonei para o colega perguntando se ele queria que enviasse o livro pelos Correios. Ele disse que não precisava que tinha outros exemplares, que eu ficasse com ela e, que sabe, qualquer dia desse uma olhada nela.

Pois não é que segui o conselho, até por curiosidade, Resultado: virou hábito. Quase diáro. Sei que os Evangelhos foram escritos na base do "ouvi dizer", ou seja, são baseados na históia oral, testemunhos, os autores não vivenciaram os fatos narrados. Mas a istória sempre eé escrita assim, as narrações são feitas por pesquisas e com base na história oral. O que me prende aos Evangelhos é que lendo-os eu me transporta para a época, como se estivesse vendo o filme, particoando dele, fazendo parte da multidão de espectadores. Acho que se deve ler os Evangelshos à luz da epoca que eles~são narrados.

Não tenho um evangelista preferido, su volúvel, há momentos que prefiro Matus, depois passo para Marcos e depois Lucas... Acho que cada aum tem as suas peculiaridades e isso é muito bom ara quem lê e para quem crê, certo? Adoro a figura do Cristo, às vezes, fico divagando, especulando como ele agirira se voltasse hoje ao mundo. Juro que tentaria mudar tudo.

Ontem estava lendo um texto sobre os Evangelhos, de Frei Betto e adorei algo que ele escreveu: "No Evangelho, Jesus diz que ninguém tem mais amor do que aquele que é capaz de morrer pelo próximo. Nesse sentido Che foi um santo".

P.S, Frei Betto tem muito dos evangelista, até o jeito como escreve.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/06/2018
Código do texto: T6359842
Classificação de conteúdo: seguro