N o b r e z a

Faço um esforço danado para não rir muito devido à asma. Mas não consigo me controlar. A minha saudosa avó materna, Dona Nenen, tinha razão quando me dizia: - Menino, você tem o riso frouxo!

Que fique claro que detesto rir dos outros, principalmente dos simples mortais como eu, os limitados intelectualmente e pichados de idiotas pelos que se dizem muito cultos. Mas, repito, não tem jeito, não me controlo, rio até de mim mesmo, das minhas gafes, defeitos, besteiras, manias e, confesso, ser ptretensões bobas.

Mas o pior acontece é quando gargalho a valer, na base do quaquaracacá, nessas ocasiões sou capaz a té de me mijar de rir. Juro. É incontrolável e, mijado, dou umas cafungadas na bombinha. Isso ocorre principalmente quando tomo conhecimento que os que se julgam, pasmem, profssores de Deus, os doutos do olimpo de marré-marré, esses oráculos em compotas ficaram tiriricas com algo que disse ou escrevi. Acho uma besteira abissal, em vez de simplesmente ignorar o que este véio mobral escreve, as minhas arengas e besteiras, indignas de mentes tão brilhante, ficam zangados e tome dissertações intelectuais demonstrando saberes. Pra quê? De duas, uma: ou é intolerância ou pisei em algum calo dos gases nobres. Pelo amor de Deus, não mereço tanta atenção e patrulhamento. Basta me ignorar e PT saudações. Ou simplesmente priu.

Estamos nu espaço democrático. Nele não apenas os saberôtos e Rui Barbosas em compotas podem emitir suas opiniões, ms também filhos de Deus como eu que não possuem intelecto brilhante e nem títulos, sujeitos assim considerados medíocres, tipo euzinho, podem se manifestar. Quem vai saber se deve ou não ler é sua excelência, o leitor. Os direitos são iguais, concordo que o conteúdo do que escrevo nãp seja literário, técnico, valioso, mas, hermanas e hermanos, é minha opinião, sincera, soberana, a minha verdade.

Na vida todos merecem um lugar ao sol, sejamos ou não cultos. Às vezes, não raro, as verdades são ditas por gente simples e desprenciosa. Há um ditado que reseito muito: - A voz do povo é a voz de Deus. Lembrem-se do que disse Pessoa: que o Cristo não entendia de finanças e nem tinha bibioteca. E foi o Rei dos Reis, nunca desdenhou dos que não eram sábios,não os chamou de medíocres e nem de idiotas.

Acho que os sábios e metidos a sábios, os metidos a professores de Deus, deviam ter um gesto de nobreza conosco, os iletrados, deviam ser mais humildes, quem sabe seguindo um conselho de Benjamin Franbclin:

"Ser humilde com os superiores é obrigação, com os colegas é cortesia e com os inferiores é nobreza".

Não, não guaro mágoa de ninguém, mas tenho muito medo de rir demais, a asma que tenho é cruel. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/06/2018
Código do texto: T6358085
Classificação de conteúdo: seguro