Hércules-Quasímodo

Muitas pessoas analisam a beleza pela embalagem, pelo invólucro,pela casca... Como se a aparência física determinasse de imediato a beleza, a força, a importância e o valor de um ser huano. Quando, na verdade, isso se mede e se verifica pela ação, vivência, qando o ser se move, pelo conjunto do seu desempenho, pela maneira com que age e se posiciona. Em resumo: a beleza e a importância não podem ser avaliadas por uma parte, mas pelo todo.

No caso da beleza físicqa poderia citar vários artistas que nao possuem beleza física mas que atuando são belísimos (principalmente mulheres). O que stou tentando enfatizar é que a aparência não é um parâmetro confiável, engana muito, ilude, encandeia. Por falar na importãncia, nada como lembrar o recentemente falecido físico Hawking, que devido a uma doença degenerativa ficou com ua má aparência, engilhado, numa cadeira rodas, mas quem fez uma obra no campo da fisica mais bela? E a obra foi escrita quando ele estava já doente, fisicamente feio. Onde estava a beleza de Hawking? No seu desempenho e valores humanos.

Desde a juventude que tenho essa opinião sobre a beleza, que ela não é uma parte, mas o todo, que tem muito do desepnho, da ação, de quando age. Cheguei a essa conclusão quando, forçado por ua professora, li parte do livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha (só aduoto li o livro todo). E foii no trecho que ele compara o sertanejo a um Hércules-Quasímodo que cheguei a conclusão sobre beleza física:

"...Entretanto, toda essa aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedordo que vê-lo desempenhando de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigir-lhe o desencadear das energias adormecidas. O hoem transfigura-se. Empertiga-se, estardeando seus relevos, novas linhas na estrutura e no gesto; sobre os ombros possantes aclaradapelo olhar deasssombrado e forte; e corrigem-se-lhe , prestes, uma descarga nervosa instântanea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos reporta.inesperadamente, o

aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade exraordinárias".

Apenas para fechar esta maltraçada um tanto confusa e acanhada, acho, hermanas e hermanos, que o grande poeta brasileiro Vinicius de Moraes cometeu uma gafe monumentl quando se referindo às mulheres afirmou que beleza era fundamental. E se referia à beleza física. Devia ter tomado uas e outras ou estava roendo por uma mulher não de beleza exuberante mas indíssima no todo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 06/06/2018
Código do texto: T6357239
Classificação de conteúdo: seguro