Opção traíra

Uma profssora de Arcoverde, a saudosa Dona Laura Rabelo, a quem devo tudo que sei em matéria de ensino (só fiz bem feito o curso primário) sempre dizia que o maior erro do ser humano era a traição. Que era uma falta grave e um pecado. Ela não gostava de aluno dedo-duro, delator, traíra. Botava de castigo, juro, o aluno que dedodurava o outro. empre repetia: traição é falta grave e pecado mortal. Sim, ainda assustava dizendo que era pecado mortal. Nunca fuide castigo e concordava com ela na ojeriza aos traidores.

Nunca esqueci Dona Laura Rabelo, ela também era espírita, lembro que quando a gente entrava na classe ela dizia "Seja Deus louvado e engrandecido!", e a gente respondia: "Para sempre seja louvado" (não me lembro se era mesmo essa resposta. Mas volto à vaca fria, à traição. Mais tarde, apesar de concordar com a professora no tocante ao repúdio à traição, concluí e até hoje enso assim, que a traição não é só uma falta grave, um erro grave e um pecado grave. Na miha odesta opinião a traição é uma opção, uma escolha, algo que traíra faz conscientemente. Ele trai, repito, conscientemente, não é nada de emoção, gesto temperamental, erro de momento. A traição é algo pensado, é uma opção, ua escolha, um crime consciente. Sim,a traçãoa é um crime.

Errar é humano. Tem conserto, redenção, purgação, recuperação. O ser humano que erra, mesmoerros graves, pode se regenerar. Mas o traíra nao. A traidor jamais se recupera. Não tem jeito. Quem trai uma vez, traoi duas, três, ene vezes. Vira habito, costume, opção de vida. O traíra não vive sem trair, se não trair enlouquece, desespera, fica asfixiado, enfarta, morre.

Acredito piamente que os beneficiários da traição - conheço casos - ficam felizes com o a ação deletéria e noenta do traía, do dedo-duro,do delator, mas nãorespeitam o traíra, nem respeita e nem confiam. Miguel de Cervantes disse: "Ainda que a traição agrade, o traidor é sepre odiado".

Sou radical eu não falo, não cumprimento, não aperto a mao e nem fico no lugar que há a prsença de um traíra, dedo-duro, delator. Mesmo que ele ãotenha me prejudicado, mas prejudicou oura pessoa, é um ser noento. Sei que arrumei desafetos, mas não me arrependo.

No mais, acho que a professora estava certa, mas faltou entender que a traição não é só um pecado, mas uma opção, ua escolha connsciente. Mais, que além de pecado, a traiaçãa é crime. E anao tem perdão. Inté.

P.S. Recebi um telefonema irdo de uma amiga professora que me deu um esporro porque eu escrevi que classifico os meus escritos de crônica, meso nao sendo crônica. Só fiz rir e pedir pardón, não brigo com mulher. Eadoro levar esporro de mulher.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/06/2018
Código do texto: T6356609
Classificação de conteúdo: seguro