Delfim e Lula

Sempre é bom tomar conhecimento de opiniões de pessoas qe pensam ideologicamente diferente da gente. É salutar esse tipo de leitura. Faz parte do show da democracia. Quem é democrata não teme o debate e nem a argumentação dos oponentes, sobretudo quando não se resvala par a agressão e nem o xingamento.

Vejam bem, o ex-ministro Defim Neto, ex-czar da economia, porta voz de parte do conservadorismo paulista, escreveu recentemente um texto para a FSP, um dos jornais da grande mídia, em que com isenção, equilíbrio, lucidez e sensatez anaçlisa o momento político, fazendo, no meu entender, um chamado à reflexão. Eis o texto:

L U L A

Delfim Neto

"Desde a Constituição de 1988, as instituições vêm se fortalecendo e o poder incumbente tem, com maior ou menor dosposição, obedecido aos objetivos nela implícitos: pimeiro, a construção de uma República onde todos, incluwsive ele, são sujeitos à mesma lei sob o controle do Supremo Tribunal Federal; segundo, a construção de uma sociedade demcrática com eleições livres e à prova de fraudes; terceiro, a construção de uma sociedade em que a igualdade de oportunidades deve ser crescente, por meio de um acesso universal e não onerosode todo cidadão à educação e à saúde, independentemente ee sua origem, cor, credo ou renda.

"Vivemos um momento em que se acirram as legítimas disputas para estabelecer a distribuição do poder entre as várias organizações patidárias e que é propício aos excessos verbais, às promessas irresponsáveis e à agressão selvagem.

"Afrouxam-se e liquefazem-se os compromissos com a oralidade pública. revelelados no univrso da 'mídia'. Esta tamabém, legitimamente, assume o partido que melhor reflete sa 'visao do mundo'.

"A situação é, agora, mai crítica porque a campaha eleitoral se processa ao mesmo tempo e que o Supremo Tribunal Federal juga um intrincado processo que envolve o PT e, em breve, vai fazê-lo em outro, da mesma natureza, que envolve o PSDB.

"O que alguma mídia parece ignorar é que o uso abusivo do seu poder é corrosivo e ameaçador à necessária e fundamental liberdade de opinião assegurada no artigo 220 da Constituição, onde se afirma que 'a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informaçaão, sob qualquer forma, processoou veículo, não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição'.

"Primeiro porque o parágrafo 5o. do mesmo dispositivo previne que 'os meios de cmunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio'. E, segundo, porque no art. 224 a Constituição fecha o ciclo: 'Para os efeitos do disposto nesse capítulo, o Congresso Naconal instituirá, coo seu órgão auxiliar, o Conselho de Comunicação Social, na forma da lei'. Dois dispositivos suficienetemente vagos que podemacabar criando problemas muito delicados no futuro.

"Um exemplo daquele abuso é a procura maliciosa de alguns deles de, no calor da disputa eleitoral, tentar destruir, com aleivosias genéricas, a imagem do ex-presidente uiz Inácio Lua da Silva, ignorando o grande avanço social e econômico por ele produzidocom a inserção social, o fortalecimento das instituições, a rdução das desigualdades e a superação dos constrangimentos externos que sempre prejudicaram o nosso desenvolvimento".

P.S. Seria bom lr, reler e refletir. Delfim, repito, não é petista e representa o pensamento de uma parte do conservadorismo paulista. Tem isenção para opinar sobre o legado de Lula. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/06/2018
Código do texto: T6355375
Classificação de conteúdo: seguro