Quem não se comunica se trumbica

Ninguém definiu com mais propriedade e humor a necessidade da comunicação como fez o saudoso Chacrinha: - Quem não se comunca, se trumbica! Bingo! Não adianta a pessoa ser um erudito, um intelectual, um bambabã se não consegue se comunicar com os outros. Não, não estou dizendo que é necessário se vestir de balhaço, usar uma buzina e balançar a pança como fazia Chacrinha. Ele fazia isso porque interpretava um personagem, era a sua profissão. Mas desempenhava essa profissão a contento se comunicando com a massa.

Na verdade, em qualquer profissão ou atividade qu se exerça é preciso que se tenha um mínimo de capacidade de comunicação. em isso a pessoa se isola. azeda, vira vinagre, principalmente quando não possui uma gotinha sequer de humor. Vira um chato de galochas. Não se manca, quer ditar normas, impor sua vontade, convencer na base da amostração. Não dá certo. às vezes até tenta, mas não conhece os ingrdientes, não sabe o que e tempero, confunde as coisas e aí a comida fica sem gosto, meio azeda, difícil de engolir.

Não, ninguém precisa de jeito nenhum abrir mão de sua idéias e de seus conhecimentos da alta cultura, mas humildade não arranca tampo, e humildade e humor são temperos básicos para se comunicar. às vezes alguém é realmente um grande intelectual, técnico, cientista, além de cidadão sério, mas devido a certa arrogância, pretensão e intolerância, além da falta de jogo de cintura e um mínimo de humildade para com as pessoas, torna-se chato e mesmo forçando a barra, tentando várias receitas, a sopinha de letrinhas fica parecida com aquelea de hiospital, sem gosto, sem tempero, sem uma pimentinha.

Gilberto Gil, qando fez aquele sambão lindo, "Aquele Abraço" e homenageou o Velho Guerreiro, dizendo que ele buzinava a moça e balançava a pançae o champu de Velho Guerreiro, incusive dando um alô, alõ Teresianha, estava homengaeando também a alegria, ela é uma forma de comunicação.

No mais, quem não se comunica, se trumbica. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/05/2018
Código do texto: T6352100
Classificação de conteúdo: seguro