Uns riem, outros choram...

Sempre que vou ao supermercado passo na frente de um prédio que fica próximo a uma banca de revistas. Nesse prédio mora um cara com quem fiz amizade e bato papo nessa banca. Ele tem duas filinhas, uma de oito e outra de dez anos. Logo de manhã quando ele vai pegar o jornal ou revista nos encontramos, as meninas logo cedo ficam jogando vólei na área do prédio., são muito risonhas e divertidas, quando estou com a barba grande, toda branca, elas me chamam de papai noel. Rimos, eu e o pai delas. Sei que está na hora de aparar a barba.

Hoje encontrei esse cara piongo, triste, cabisbaixo, torcedor quase fanático do Sport (veio daí a a noss amiazade, tambem sou Sport) não valou sobre a vitória do Leão sobre o Galo de Minas. Fiquei cabreiro e perguntei a ele quaera o problema. Ele foi direto ao ponto: fora demitido da empresa onde trabalhava como programador de dados, coisa da crise, enxugamento, corte de despesas, a empresa decidiu terceirizar o serviço. Fiquei calado, supreso, triste... Ele apontoupara suas duas filinhas que estavam alegres jogando vólei e disse: - Cara, vou ter que tirá-las do curso de inglês, talvez até do colégio particular e se não arrumar logo outro emprego vou ter que sair desse prédio, já espalahe currículos em diversas empresas, mas nada, quando a gasoaaina se normalizar vou fazer uber com meu carro.

Confesso que perdi o dia, saí dali arrasado. Esse cara é ótimo profissional, trabalhador, honesto, bom pai de família, exemplo de cidadão. Tem mais: era um entusiasta militante daqueas manifestações contra Dilma e o PT, várias vezes o encontrei enrolado numa bandeira brasieira, outas vezes batendo panelas no prédio dele, enfim, era alguém que acreditava que com a saída de Dia e do PT o Brasi iria melhorar. Nunca discutimos o assunto, eu sabia da posião dele, ele da minha e sempre nos respeitamos. Não é agora que deu errado que vou cometer a indecência de rir de seu sofrimento. Pelo contrário, fico torcendo para que ele consiga outro emprego e não precise fazer uber, não que seja algo menor, mas porque ele tem potencial noutro ramo.

Fico pensando no drama das pessoas, enquanto uns riem, esbanjam, vive `tripa forra, outros choram... Enquanto o país gasta por mês 200mil para manter cada deputado e senador, enquanto o pessoal do governo tem cartão corporativo e usa at´pe em motel, enquanto quatro famílias do Itaú, cada uma ganhou 9 bilhões de reais de dividendos, sem pagar u centavo de imposto, enquanto os marapas do serviço público ganham altíssimos salários acrescidos de penduricalhos, caso dos juizes e magistrados que ganham uma fortuna e mais o penduricalho do auxílio moradia, sobre oqua nao inide imposto de renda, euquanto...

Vou dar mais uma palinha contra essa indecência que é o penduricalho chamado auxílio moradia para juízes que, pasmem, têm casa própria. Na Suécia, país rico, uiz só ganha o saláro seco, de 12 a 25 mil reais, não tem penduricalho nenhum, nao tem carro oficial e nem motorista, não pode ter outra função, nao tm ajuda saúde, alguns vao trabalhar de bicicleta e de trem, são probidos de receber presents e de viaar a custa de empresas e, importante, não podem viver fazendo declarações e saciando vaidade na mídia. Mais: não há na Suécia nenhum caso de um juiz que condene sem provas cabais. Pesquisei, lá não existe dominio do fato e nem se condena por ilação.

Vou ficando por aqui com a imagem do amigo que perdeu o emprego e sentindo a dorde saber que suas filinhas vão deixar o curso de inglês, o colégio particular e mudar para um prédio distante. Há os que riem e os que choram. Infelizmenyte. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 31/05/2018
Código do texto: T6351673
Classificação de conteúdo: seguro