Catadores de lixo e Cuba

Não vou chover no molhado, já tem muita gent analisando com imparcialidade a greve dos caminhoneiros. Estou solidário com eles, não com as transportadoras. Na verdade, o governo golpista com a sua incomptência focou apenas no desastre da intervenção no Rio, sonhava com dividendos eleitorais. Não deu certo, então resolveram tentar outro factóide para fingir que governam, o lançamento da candidatura do carismático, popular e líder de maassas Henrique Meireles.Úm desastre também, aí veio o que já esperava a torcida do Corinthians, Flamengo e até do Ibis do Recife: a greve dos caminhoneiros. Fracassou a negociação armada por um sujeito que está sub judice com a justiça, Padilha, e também falhou. Então chamaram as forças armadas. Acho que elas conseguiram desobstruir as estradas, mas o custo será muito alto, não e papel das forças armadas esse tipo de ação antipovo. Esperemos que o país possa respirar, mas deviam depor logo ese governo incompetente e desmoralizado, depor tamabém esse sujeito da Petrobras que dolarizou a gasolina para agradar aos invstidores estrangeiros.

Mas vamos ao assunto desta maltraçada. Sempre vejo pessoas esculhambando com Cuba, afirmando que lá falta liberdade de expressão, hpa censura, a internet é lenta, o papel higiênico é ruim, os automóveis são antigos, os prédios estão quase caindo, o racionamento é grandee o escambau de defeitos. Vários desses criticossao meus amigos que, diferente de mim, alguns ja estiveram várias vezes em Cuba. Sempre reconheço o que está errado, mas falo nas conquistas na educação, saúde, emprego... Mas os caras nem me deixam falar, agem com a mesma censura que o regime de Cuba. Só ha muito custo explico que muita coisa se deve ao bloqueio dos americanos. Mas entre por um ouvido e sai pelo outro.

Ontem, afinal, pude fazer uma defesa mais explícita de Cuba. É que um desses amigos, o mais abonado, que diz que adora uma pria de Cuba chamada Varadero, veio me pedir uma cópia de uma foto de um time de futebol, dos nossos tempos de adolescentes (ele era muito bom de bola e forte, eu so jogava meia hora devido a asma). Fomos a gráfica que fica na Rua do Futuro, nas Graças, pertinho do Parque da Jaqueira. Foi justamente as quatro e meia da tarde, na hora que alguns prédios botam na calçada os sacos de lixo para ocaminhão da prefeitura pegar. Antes dos caminhões chegam os catadores de lixo com suas carroças. Eles abrem os sacos de lixo e retiram aqueles maeriais que podem vender ara reciclagem, mas tambpem aroveitam restos de comida, vêm com muheres e filhos menores. Quand acham restos de comida comem parte ali mesmo, comida que pode estar strafada, vencida, cheirando mal... Bom, antes de entrar na gráficadei auma paradinha, o amigo botou o enço no nariz, estava fedendo paca, ai eu pergunti a ele: - Chefia, em Cuba tu visse uma cena dessa? Ele baixou a cabeça, acho que envergonhado, e respondeu: - Não, em Cuba nao em essa vergonha. Não disse mais nada, nem eu perguntei. Mas sei que ele vai dar um breque na gozação de Cuba, sabe quevou citar o caso que ele presenciou e como é alguem decente não vai pode negar. A miséria é nossa. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/05/2018
Código do texto: T6347183
Classificação de conteúdo: seguro