" - É chegadinho, mas é educado!"

Hoje ainda existe racismo no Brasil. Prova: estudo da Oxam, organização seríssima, divlgou recentemente qe os negros só vão ganhar igual aos brancos em 2047. Faltam 28 anos. Mas o tempo não pára e a luta continua e pode abreviar o fim dessa distorção vergonhosa.

Mas a verdade é que houve muitos avanços na luta dos negros (nossa luta, eu tenho consciência que sou negro, com muito orguho, uma irmã até me chama de Nêgo do Beição. Adoro).As cotas, as leis, a militância aguerrida, a participçaão dos negros em todos os setores da vida social demonstram que houve mesmo grandes avanços.

Vou contar um causo verdade que presenciei (um dos vários) que demsonstra como era forte o preconceito contra sos negros nos chamados anos dourados (fim dos anos 50 e começo dos 60). Minha mais velha, não a que e apelida (que eu tamabe chamo de Nega da beição), mas a que, pasme, é loura (meu pai casou-se três vezes e nua delas com uma mulher branca) namorou um rapaz de Arcoverde, de ótima família, mas sem ser louro e nem branco, gente fina, do namoro noivaram. Bom, naqela época a agentetinha uma tia do meu pai, Dona Linda, irmã do meu avô. um doce de pessoa, muito religiosa, nao casou, mas todos a respeitavam demais. Qualquer coisa na família era levado à consideração de Tia Linda. Pois bem, minha irmã teve que levar o noivo para ela dar sua opinião, a qual pesava muito. Chegamos, ela levou quase todos os irmãos, até eu que era meio moleque e a velha não simpatizava, achava muito anarquista. A miha irmã tomou a bença, apresentou o nivo, e ela começou a avaliá-lo, com os óculos na pnta do nariz. Despois da vistoria, ela disse como se fosse a coisa mais natural do mundo:

- É, o rapaz é meio CHEGADINHO mas tem boas feições e parece educado, além da família dele ter bons recursos. Case.

Chegadinho era o termo que ela e muita gente daquela época, mais adentrados nos anos, usavam para se referir a pessoas que considerava quase negras, como se houvesse negro pela metade. Essa velha era auma pessoa muito boa,caridosa, honestíssima, mas herdara a cultura da época. O racismo era cultura. Juro.

Nunca esqueci esse causo. O racismo levava pessoas boas a discriminar a até a menosprezar os negros como raça inferior. Um absurdo. Inté.

P.S. A greve dos caminhoneiros foi o fato mais marcante dos últimos tempos. Devia ser melhor analisado. Trata-se de uma ruptura que o povo compreendeu. Não ha ais governo. Esta é a grande verdade. O governo golpista acabou. Que Deus proteja o Brasil. Amém.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 26/05/2018
Código do texto: T6347165
Classificação de conteúdo: seguro