Sou minha circunstância

Sou um iletrado, mas muito curioso. Gosto de bisbilhotar o pensamento dos grandes mestres, leio uma coisinha aqui, outra acolá, vou juntando as peças, como se estivesse fazendo uma colcha de retalhos e, pasmem a ousadia, pensando or mim mesmo, tentando entender e raciocinar sobre os enunciados desses monstros sagrados do pensamento. Confesso que pesco mais sobre o conhecimento dos pensaodres por intermédio dos romances que leio, mas brecho tamabém as obras desses gigantes do pensamento universal.

Admito que os saberôtos e metidos oráculos e donos do pensamento univesal, esses mais extasiados com seus conhecimentos e títulos, fiquem indignados com um matuto e leigo e cultura, cita ou faz um comentário sobre matéria que eles, os saberôtos, julgam que só eles podem passear por essa seara. Sim, ha meia dúzia de arrogantes que anão admitem que um himem comum tenha idéias e procure aprender, apreender, raciocinar e, às vezes, adquirir um tiquinho de cultura. É egoísmo, pretensão e intolerância. Mas que é que se vai fazer? Simplesmente ignorar os saberôtos.

Lendo Paulo Freire (que conheci), guardei uma frase dele: "Ninguem educa ninguém, ningupem educa a si mesmo, os homens seeducam entre si, mediatizados pelo mundo". Entendi que a cutura pode ser coletiva, a verdadeia educação não é egoísta...

Vejam bem, todo homem pensa. Qualquer um, independente de sua condição social. Pensar é um dom que Deus deua todos nós, e não só aos que se julgam iluminados. Descartes resuou isso de forma admirável: "Penso, logo existo". Assim o pensamento é um bem de todos, uma prova que nós existimos, raciocinamos, podemos ter ideias próprias.

Mas sempre me imprssionei com uma frase de Heródoto: "São as ciircunstâncias que governam os homens, não os homens que governam as circunstâncias". Certo? Concordo, sei perfeitamente que não podemos nada cnra as circunstâncias, mas isso me irrita, é tão claro, mas acho doloroso. É uma prova cabal que somos completamente submissos ao geral, sem nenhuma força ante ascircunstancis, inclusive as que oprimem.

Por isso mesmo, por admitir mas não concordar com o que disse o grande pensador, é que vibro com um pensamento do filósofo José Ortega Y Gasset: "Eu sou a minha consciência e se não a salvo, não salvo a mim mesmo". Bingo! Concordo totalmente com essa conclusão. Acho que o ser humano tem que ser a sua própria circunstância. Que entendo ser tambaém o complemento da consciência. O caminha, lutar. Reagir.

Mas estouonversando muito miolo de pote. O país mergulhado nua crise e este véio matutoe iletrato se metendo onde nao foi chamado. Inté.

P.S. Dói saber que o soldado vai enfrentar o caminhoneiro. Dpis irmãos, se enfrentando porque não temos no país um estadista e lideres de verdade. Boa Noite. E que Deus proteja o Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/05/2018
Código do texto: T6346479
Classificação de conteúdo: seguro