Pretensão e Intolerância

Não sou homem de negar (ou esconder) as minhas limitações de qualquer espécie, sejam físicas, financeiras ou no campo intelectual. Não fujo da verdade e tenho aversão a fingimento. Além disso detesto fantasia e jamais vestiria a roupa dos outros. Em suma: não aceito aparentar quem não sou. E priu. Acho que quem finge ser quem não é, não tem caráter. E é ridídulo paca.

Mas, por outro lado, se reconheço minhas limitações, também não abro mão de dizer o que penso e de exercer os meus direitos de cidadania, inclusive escrevendo. Por que iria deixar de externar o que penso? Por que, como diz o verso do samba popular, "se o quadradismo dos meus versos vai de encontro aos intelectos, que não usam o coração por expressão",, iria me abster, me calar. De jeito nenhum, mesmo quem não gosta desses versos de pé quadrado, vão ter que, como dizia Zagalo, me engulir. Ou não ler o que escrevo. Era só o que faltava eu me policiar e evitar assuntos porque algum pretensioso e intolerante não gosta?!!!! É ruim!!!! Acho que é uita arrogância essa mania de querer ser superior, arauto de marré-marré, intelectual de meia tigela. Se pelo menos fossem em talento e conhecimentos do nivel de Josué de Castro, Gilberto Freire, Raimundo Faoro, Evandro Lins e Silva, Paulo Freire... Mas não, são apenas intelectuais quase anônimos, e com um agravante, com um rei na barriga e a mania de superioridade. Geralmente são pessoas sem nenhum humor, que não sabem rir, que querem obrigar os outros a seguir sua chatice, pretensão e intolerância. Um amigo meu quando se depara com um tipo desses diz que é um metido a professor de Deus.

Não, não aceito esse tipo de intolerante e metido a superior. Sou um homem limitado e do povo. Mas sei que posso e devo escrever sobre aquilo que acredito. Por isso só escrevo sobre fatos comprovados e sobre aquilo que acredito, mas sem difamar, sem detratar e sem menos prezar ninguém. Confesso ainda que só escrevo sobre problemas do país devido a m imperativo de consciência, não fosse por isso só escreveria sobre os causos do sertão e sobre o tempo do ronca, também algo romântico, além dos meus defeitos de iletrado, arengueiro e matuto, sou tamabém romântico paca.

No mais, ningupem vai me ipedir de escrever sobre o que quero e jamsis vou deixar de escrever sobre Jesus Cristo, parece que há quem entenda que só pode falar sobre Jesus os intelectuais em compotas. Só que, como disse Pessoa, Jesus não tinha bublioteca e nem titulos superiores, mas fo o Rei dos Reis. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/05/2018
Código do texto: T6345460
Classificação de conteúdo: seguro