TOLERÂNCIA ou IGUALDADE

Ontem, a propósito do casamento principesco, falou-se de TOLERÂNCIA.

Pessoalmente, não uso nunca esta palavra.

A meu ver, exprime um conceito de superioridade, da parte de quem a utiliza.

.

Tenho-me questionado se a utilização da palavra não resultará de alguma má tradução do Inglês. Mas não estou enganada. O Cambridge Dictionary dá-nos esta definição:

.

The quality of allowing people to do or believe what they want even though you do not agree with it.

(https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english-portuguese/tolerance )

.

Assim, confirmo que TOLERÂNCIA é uma permissão:

Alguém PERMITE que outrem tenha opiniões e práticas sociais, religiosas ou políticas, diferentes.

.

Noto muitas vezes que até os Budistas utilizam este termo.

.

Este termo exprime um preconceito, e incomoda-me sobremaneira.

O direito de PERMITIR – seja o que for – pressupõe que há alguém que, por qualquer razão, se sente em posição de superioridade. E então, deixa que o Outro se comporte diferentemente.

Sociologicamente, será o grupo dominante – o grupo mais forte – quem detém esse direito.

Dominante, por razões históricas. Na cultura Europeia, a História demonstra-nos que o Europeu desbravou o Mundo à procura de riquezas e de mão-de-obra – não propriamente barata, mas gratuita.

Para o efeito, criou um conceito perverso – a pele branca (que por acaso até não é branca, mas mais ou menos rosada, mais ou menos morena, conforme as hereditariedades e as latitudes) – seria sinónimo de inteligência, saberes, religião, força, e poder, superiores.

...E viu-se a multidão de desgraças que daí decorreram durante séculos – e continuam a decorrer.

.

Quanto mais me documento sobre a História da Humanidade, mais me congratulo por constatar que a Humanidade é Mestiça desde os seus primórdios. E dessa miscigenação todos guardamos um pouco no nosso ADN. Quanto mais recentes os exames genéticos aos achados arqueológicos, mais provas existem dessa fusão. E ela continuou a acontecer, ao longo dos tempos.

Logo, pretender que uns são superiores a outros, denota ou desconhecimento, ou sentimentos que me escuso de classificar.

Pessoalmente, no meu uso quotidiano, nunca uso a palavra em questão. Prefiro o conceito de IGUALDADE, que por definição implica o seu correlativo – o RESPEITO mútuo (entendido como Lealdade, Honestidade) - pois esses é que podem operar os milagres da convivência e da harmonia entre povos e países, abolindo a opressão, a exploração, e as guerras.

.

.

© Myriam Jubilot de Carvalho

20 de Maio de 2018

.

.

Myriam Jubilot de Carvalho
Enviado por Myriam Jubilot de Carvalho em 20/05/2018
Reeditado em 20/05/2018
Código do texto: T6341590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.