Medo, um gigante da alma

Concordo que todo ser humano é susceptível ao medo. É asbsolutamente nornal sentir medo. Como diziam os antigos (mais antigos do que eu): "Quem tem fiofó tem medo!". Bingo! E priu.

O medo é sem dúvida um dos gigantes da alma. Podemos acalmá-lo, monitorizá-lo, até controlá-lo, mas nunca por fim a ele. É missão impossível. Dizia um presidente americano, um que foi tão truculento quanto Trump, Theodore Roosevelt, autor da teoria do "big stik", não cedeu aos EUA, pau na moleira, ele dizia: "Eu só tenho medo de ter medo!". Bocão, pessoalmente era covarde , como todo prepotente.

Bom, voltemos ao cerne da questão (gostaram da palavra cerne?), o medo comu a todos nós, o medo normal. Ele se apresenta sob vários disfarces e em várias circunstâncias. Se não tomarmos cuidado ele se apodera da gente. É preciso raconalizar o medo. Mark Twain dizia: "Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo". Absolutamente correto. às vezes você encontra alguém falando alto, aos berros. aparecendo de valente, mas é apenas alguém com medo. Repito: é alguém com um dando um chilique de medo. Há um provérbio chinês que cai como uma luva para rasgar a fantasia dos valentes de marré-marré: "O cão não late por valentia, mas por sentir medo!".

Hoje continuo com os mesmos medos, com medo de barata, rato, almas do outro mundo, assombração e mulher braba. Só. Medo de outro homem não tenho e nem do sistema. Jamais vou ter medo de externar o que penso, nunca cou evitar falar de um assunto, nunca vou ter excesso de precaução, essa covadia que abomino.

Ultimamente noto que as pessoas, em todo canto, andam evitando certos assuntos, sabem que estão exagerando na precaução, sabem qe estão se omitindo, sabem que estão sendo conivente com a maldade, mas evitam, desviam, fazem que não sabem de nada. Isso me entristece, constrange e revolta, porque, como disse Unamuno, solenciar é mentir.

Tenho meus medos, sempre tive, sou humano, mas nunca vou ter medo de dizer a verdade e nem desviar de falar num assunto porque pode sr que alguém não goste, e esse alguém pode ser poderoso. Lembro Platão: "Poemos facilmente perdoar uma criança qe tem medo do escuro; a maior tragédia da vidaé um homem que evita a luz".

O medo é um gigante da alma, mas devemos combatê-lo, sem nenhuma covardia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/05/2018
Código do texto: T6338180
Classificação de conteúdo: seguro