Seleção tipo legião estrangeira

Admito que posso estar carregando nas tintas, mas nao posso deixar de dizer o que penso, se não falar adoeço, mesmo sabendo que na maioria das minhas arengas fico sozinho.

Vou ao assunto desta arenga: acho um absurdo se convocar 23 jogadores para a Seleção Brasileira, sendo vinte deles atletas que jogam no exterior e apenas três no nosso país. Quase 90% dos convocados estão fora do Brasil, a maioria adaptados aos usos e costumes dos outros países, quase sem vinculação com nosso patropi.

Sei que muita gente vai dizer que isso não ocorresó no Brasil. Concordo, as seleções, salvo raras exceções, são verdadeirs leigiões estrangeiras. Na verdade quando os jogadores passam muito tempo fora de seus países se tornam estrangeiros, a sua fidelidade maior é aos clubes onde faturam alto. Daí eu entender que se devia convocar para a seleção só ogadores que ogassem no país. Detalhe: a seleção de 58, quando o Brasil foi pela primeira vez campeão era formada só por ogadores que jogavam em clubes brasileiros. O mesmo da campeão em 62 e em 70 (a do tri). Mais: uma das melhores seleções, meso sem se sagrar campeã, a de 82, também era formada so por jogadores que jogavam no Brasil. Mais uma coisinha: todas essas seleções jogavam um futebol diferente do europeu, jogavam o futebol brasileiro. Hoje jogamos o futebol europeu, perdemos as nossas caracteísticas, justamente porque os jogadores da seleção jogam fora. Todos sos titulares se estrangeirizaram.

Não, não dá para torcer por leigião estrangeira. O futebol se globalizou, efeito do neoliberalismo no futebol, influência do dinheiro, ofutenol virou negócio. É uma tristeza. Era uma vez o futebol arte. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/05/2018
Código do texto: T6337567
Classificação de conteúdo: seguro