Não choquem o ovo da serpente

É muito raro o ser humano confessar uma fraqueza, às vezes fico pensando que muita gente pensa que vivemos e meio a santos e não seres humanos, todos eles, sem exceção, susceptiveis às investidas constantes das tentações. Ninguém, ninguém mesmo é perfeito, quem afirmar isso é um santinho do pau ôco, um falso cristão.

Mas o problema não se restringe somente às fraquezas e erros humanos comuns, a maioria corriqueiros. Quem não é fraco neste mundo de Deus? Ou, quem é santo neste mundo de Deus? O grande problema, hrmansas e hermansos, é que não se pensa em algo muito pior: é que dentro de todos nós, escondido em cavernas interiores, habita uma espécie de pepotente e atrabiliário, adormecido, se fingindo de morto, é um demônio interior que, provocado por estímulos do mal, pode nos transformar numa espécie de ser cruel e capaz de todas as maldades. É justamente contra esse demônio interior que travamos uma luta diuturna.

Sei que à luz dos conceitos religiosos, o que estou enfocando é algo sem nexo, coisa, dirão os muito religiosos, de materialista. Só que estou colocando um problema absolutamente cristão: a luta do bem contra o mal, uma luta que começa dentro de nós mesmos. Mais: às vezes o malsai vencedor. Duvidam? Dêem uma olhada na história, assada e recente e, quem sabe, até uma olhada seria no seu entorno.

Não sei se estou falando claro, se o que stou colocando vai ser entendido, mas a minha única intenção é advertir. Advertir que todos somos susceptíveis Pa fraqueza. Mais: que todos ppossuimos demônios interiores que podem, mediante etímulos do mal, não raro mediáticos, ser despertados e nos levar a endossar a maldade. Podem, juro, nos levar a ajudar a chocar o ovo da serpente. Quando isso acontece é muito perigoso porque o coração endirece, a misericórida desaparece, a piedade vira fruta braba, e só se vibra com a raiva, o rancor e o ódio, inclusive o ódio de classe.

Não, não se pode e nem se deve aceitar ser transformado em justiceiro, vingativos, jogar pedras nos outros por ordem do fascismo. Nunca, mas nunca mesmo, podemos nos arvorar em instrumento das armações dos que processa, julgam e condenam sem provas cabais.

Quem choca o oovo da serpente colabora com a escalada do fascismo. Perde sua humanidade, se transforma em pau mandando do fascismo, renuncia ao que tem de melhor, o amor no coração. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/05/2018
Código do texto: T6336335
Classificação de conteúdo: seguro