Cidadania parcial

Acho que uma das grande falhas da sociedade é a omissão. Concordo com o que disse Unamuno: "Há momentos que silenciar é mentir". Dói dizer isso, mas a nossa sociedade é completamente omissa, salvo as honrosas exceções de praxe. Mas não estou me referindo apenas à questão nacional. No que se refere a isso até está havendo um despertar. Mas, infelizmente, isso não acontece no que concerne aos problemas locais.

Vou desenhar, se há algo que entendo é de problemas locais. Há algum tempo sempre que converso com pessoas do interior, amigos e conhecidos, principalmente pessoas de melhor poder aquisitivo, incluídos nesse rol até alguns bajuladores e oportunistas, noto que estão num frisson danado falando mal de governantes, políticos, autoridades e partidos. Mas só no âmbito federal. Falam mal de quem está a mais de mil quilômetros de distância, no mínimo. Sao capazes de enxergar minúncias lá de Brasília, como se além da mídia e da nternet, ainda tivessem acesso a u telescópio tipo Humble. Em resumo: essas pessoas não temem fazer críticas a nível nacional. Estão até, alguns, brabos demais, tão brabos que estou estranhando porque alguns em conheci como muito covardes.

No entanto, se a nivel federal são críticos paca, possuem essa coragem civica, a nível local estão completamente míopes, a maioria está até cega precisando de guia. Só enxergam a nível nacional. Seria até cômico se não fosse trágico. Sim, trágico porqure revela algo que é óbvio e ululante: são críticos parcais e mofinos. A crítica verdadeira tem que ser como diziam os antigos: de cabo a rabo. Ou será que nas cidades do interior as pessoas acham que vivem numa Shangri-la, numa ilha da fantasia onde inexiste problemas em relação a honestidade, dignidde e o escambau?

Confesso que hoe à tarde tive que abrir o bocão e dizer poucas e boas a um grupo de conhecidos do interior que estava metendo o cacete no âmbito federal, mas toda vez que eu tentava saber das safadezas municipais desconversavam. Desci a lenha, aí alguns reconheceram que não podem falar mal de A ou B porque temem retaliações, esse tipo de covardia. Não aceitei, não aceitarei nunca a cidadania pela metade.

Como no grupo havia alguns religiosos que tiram onda de santinhos do pau ôco, lembrei a eles um pate do Sermçao da Montanha:

"Por que vês o argueiro no olho do teu irmão, porém não reparas na trave que tens no teu? Ou como poderás dizer a teu irmão: - Deixe-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente ara tirar o argueiro do olho do teu irmão".

Foi um vexame, os caras ficaram chateados, mas não me arrependi. Só pode ser crítico federal que tamabém fpor municipal. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/05/2018
Código do texto: T6334918
Classificação de conteúdo: seguro