B o n é

Só saio na rua com um boné na cabeça. Não, não sou careca, pelo contrário tenho muito cabelo (branco, claro), mas uso boné porque virou hábito, e hábito antigo. É interessante, detesto chapéu.

Possuo vários bonés, mas todos muito usados, alguns já se esgarçando, quase todos com anos e anos de uso. Devido a isso, o neto sempre me empresta um dos seus, principalmente o do Manchester United, time que ele torce. Torce tamabém pelo Real Madrid, Flamengo e Saanta Cruz. Como torço por times diferentes dos deles, ele de scanagem me faz botar na cabeça bonés de seus times.

Hoje, quando saí bem cedo ele estava dormindo, então peguei um dos meus bonés velhos de guerra e botei na cabeça, nem olhei qual era. Jamais pensei que esse boné fosse me trazer um certo aborrecimento. Mas trouxe.

Depois que fiz minhas compras no supermercado e mandei um rapazinho conhecido levar as copras em casa, fui tomar um café expresso na tendinha que há na porta do estabelecimento. Pedi o cafezinho, a mocinha botou, minha conhecida, e quando estava botando o açúcar de veio, adoçante, um sujeito que estava com sua mulher, pareciam ser da classe média alata, digo isso porque estavam cheios de bugigangas da moda, me perguntou assim sem mais nem menos: - Você faz parte desse movimento que invade a popriedade dos outros, mesmo terras produtivas? Foi ai que entendi que estava com o boné do MST. Tomei o primeiro gole, mas sem muito gosto, o cara tirou o gosto do cafezinho, respondi: - Não, nãofaço parte do movimento, apenas simpatizo e ajudei muito o MST na minha terra, acho um movimento sério e necessário, exisyte constitucionamente e eu uso este boné com muita honra. O cara ficou zangado: - Mas é um movimento subversivo e dirigido por comunistas, bolivarianos, cubanos e toda sorte de terroristas. Primeiro olhei para o sujeito, era bolofo, ainda na casa dos cinquenta mais muito gorducho, não devia yer muito reflexo, notei que só tinha mesmo de arma a provocção. Então terminei o café, peguei a aminha bengala, de manhã só saio com a bengala que foi de meu pai, e disse a ele bem devagarinho coo se estivesse conversando: - Cara, você não me conhece, está apenas fazendo uma provocação barata, não lhe dirigi a palavra, não lhe pedi nenhuma observação, você anão tem nada a ver com minhas escolhas e gostos, com meus bones, com minha amizade com o MST, meta-se com a sua vida que anao deve ser uma mar de rosa, você eé apenas um coxinha abestado. Você é incapaz at´pe de encarar um velho como eu, vá à merda. A mulher do sujeito, uxou ele e disse: - Mô, vamos embora esse velhonão tem educação. Ele que ficou pálido de repente, ficou meio sem saber o que fizesse porque juntou gente, o pessoal que vende na calçada, outras pessoas, vigilantes, então só para finalizar ainda disse à mulher: - Você está certa, madame, eu su um velho sem educação, mas o seu marido tem ainda menos educação que eu, só não tem algo que eu tenho: brio. Foram embora. Peguei o dinheiro para pagar o café mas a mocinha disse: - Já está pago, adorei teu boné, vô.

Mas sei que devia apenas ter ficado calado, mas nã me controlei, mas doravante so saio com o bonpe do Manchester United. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/05/2018
Código do texto: T6332661
Classificação de conteúdo: seguro