Lacerda e o labirinto

Fm de noite de terça-feira. Sem assunto. E com insônia, ainda por cima gripado e com asma, controlada pela bombinha. Nao consegui nem rascunhar direito a terceira maltraçada do dia. Estou ditando para o neto algo sem nexo nenhum. É que me li hoje uma frase de Carlos Lacerda, ela está no meu velho caderno. Sim, Lacerda foi golpista, um dos responsáveis pelo golpe que redundou na ditadura militar, direitista, mas era, por outro lado, um cara muito culto e escrevia muito bem. Adro essa frase em que ele compara a a alma humana a um labirinto: "Da ternura recebida, do amor ainda contraditório e intermitente que me deram, fiz minha resistência a toda insídia e meu gosto de viver. Se a alama aé realmente um labirinto, na casa do meu avô aprendi seu intinerário. O melhor guia do inconsciente é a consciência. Ainda que anão encontre saída, não a perdi de vista; se endo perde-la logo a encontro. Pois cedo a´rendi a cutir um labirinto". Fico pensando com meus botões: - Como um cara tão sensível e que é capaz de escrever algo tão belo foi capaz de se transformar num golpista? Acho que as circunstâncias, algo que não pode ser explicado sem se conhecer a pessoa. O se r humano é complexo paca. E a inteligência e a sensibilidade nao é patrimônio apenas dos esquedistas.

Todos nós temos as nossas idéias, posições, defeitos, grandezas e opiniões. Ninguém pode se arvorar ser dono da verdade. Sou esquerdista, mas não discrimino a arte e a literatura feita pela direita. A arte e a literatura aestá acima da ideologia.

Prefiro ser livre, livre de quaisquer correntes, tenho minha opção ideologica, mas ela não interfere de jeito nenhum na minha maneira de pensar e nem de apreciar o que é bom, belo, de valor. Detesto xiitismo, patrulha ideológica e radicalismo. Essa frase Lacerda está num livro que ele escreveu, parece que o título era "A Casa do meu Avô", uma ora de arte. O radicalismo de direita dele não podou sua capacidade para a literatura.

No mais, tudo vale a pena qando a alma não é pequena. Vou ficando por aqui, acho que desagradeia gregos e troianos. Sou meso um veio caduco e chato paca. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/05/2018
Código do texto: T6331183
Classificação de conteúdo: seguro