Mentira x Verdade

Acabei de presenciar uma discussão séria mas de certa forma hilária. Estava na lotérica pagando uma conta de luz, esperando minha vez na filha dos idosos. Uma senhora muito elegante e mais nova que eu e que estava com um neto sentou-se numa cadeirae mandou o neto ficar na fila guardando a vaga dela. Coisa comum, acontece todo dia, mas houve um problema. Chegou um cara da minha idade mas todo maquiado de jovem, cbelo pintado, roupa de garotão, boné de jovem, camisa de meia estampada, bancando o garotão, mas foi pra fila dos véio. A senhora que estava sentada caiu na besteira de dizer ao neto: - Nélio, dê a vez ao velhinho! Não prestou o cara ficou vermelho que só um pimentão, se alterou, disse que não era velhinho, que não aceitava o deboche, que isso infringia a lei, enfim, ficou tiririca de raiva, dei minha vaga a ele, pagou e foi embora. Mas debaixo da risadaria geral. A senhora deveria ter dito que desse a vaga ao garotão. Mas vou ao assunto desta maltraçada que nao tem nada a ver com esse arrodeio do pote. Sou perdido por conversar miolo de pote.

Com toda certeza a mentira é muito mais rápida do que a verdade. Concordo que a verdade sempre desmascara a mentira. Mas quando isso acontece, não raro é muito tarde e o estrago perpetrado pela mentira às vezes é irremediável. Quando algupem consegue provar que foi vítima de uma mentira (calúnia, difmaçaão, infâmia e toda sorte de ilações perversas) é muito difícil desmanchar o prejuízo causado a sua image e vida pessoal. Pior: sempre haverá aqueles que vão dizer: - Onde hpa fumaça, há fogo. Sim, porque há mentiras bem engendradas, há mentirosos e caluniadores que são verdadeiros artistas na safadeza e covardia da mentira e da calúnia.

Antes as mentiras, principalmente as infâmias, eram divugadas por boatos e cchichos, nas esquinas e praças, além de se usar as indignas cartas anônimas. Ora, se mesmo naquele tempo era difícil restalecer a verdade e preservar a reputação, imaginem hoje com a internet e as redes. Ficou quase impossível, se criam fake news e dificilmente se descobre os autores, s leis ainda são frouxas e lenientes. Cncordo que a internet e as redes são de uma utilidade tremenda, mas usadas pelos caluniadores e metirosos é uma arma do mal.

Tinha razão Churchil quando disse: "Uma mentira da uma volta inteira no mundo antes da verdade ter oportunidade de se vestir". Uma verdade abissal. A mentira é um perigo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/05/2018
Código do texto: T6325228
Classificação de conteúdo: seguro