Futebol Estrangeiro

Estou desligado do noticiário político e fazendo um esforço enorme para não tomar conhecimento dos absurdos cometidos no patropi, mas de vez em quando recebo um telefonema de um irmão, sobrinho ou amigo falando nesse assunto. Há poucos minutos um amigo de Arcoverde, pessoa apolítica mas muito séria e independente, me disse que as "otoridades" estão querendo culpar os sem teto pelo incêndio do prédio em Sampa. Estão tirando o fiofó da seringa, é como se os miseráveis tivessem que efetuar obras de segurança. É muita cara de pau, ignomínia e crueldade. Mas não vou me deter nsse assunto, estou muito gripado e com o corpo mole e vou tratar de outro assunto.

Confesso que adoro futebol. Mas anão como antes, quando era arriado os quatro pneus. Ainda me ligo no danado, mas sem a excitação, o frenesi, o frisson de antigamente. Mudei eu ou mudou o futebol. Ambos, eu fiquei mais razinza e chato e o futebol mudou paca.

Digo isso, hermanas e hermanos, porque globalizaram o futebol. O futebol hoje perdeu suas pecaliriades nacionais. Vejam os brasileiros, principalmente os mais jovens, estão mais ligados no futebol estrangeiro do que no nosso. A mídia tem muita responsabilidade nisso. A mídia e, claro, o dinheiro. Fico estarrecido com o fascínio dos jovens pelos clubes estrangeiros. Tem mais: quando um jogador brasileiro se destaca é logo vendido a peso de ouro para o estrangeiro. Querem ua prova? Vou dá-la fazendo uma pergunta: quantos jogadores da nossa seleção jogam no Brasil e qantos jogam em clubes estrangeiros? Sejamsos francos: a nossa seleção é quase uma legião estrangeira. Exagero? Não, quando o jogador se transfere para o estrangeiro adquire os usos e costumes de lá, se estrangeiriza, dá adeus às suas raízes. Detalhe: até muda o seu estilo de jogar futebol. Na minha opinião só devia jogar na seleção quem joga em clubes do país.

Vejam essa tal liga dos campeões, o Ibope que dá os jogos entre os clubes europeus. Há milhões de jovens torcendo por clubes estrangeiros, mais do que por clubes nacionais.

O futebol agora é multinacional. Era uma vez o futebol brasileiro, estamos jogando como jogam os europeus. Infelizmente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/05/2018
Código do texto: T6325205
Classificação de conteúdo: seguro