Vinho antigo

Hoje, dia primeiro de maio, foi para mim um dia triste. Não porque ainda esteja muito gripado e sem poder sair de casa, o corpo todo doído, das unhas dos pés à cabeça, sem me ligar em noticiário nenhum, apenas lendo um romance policial e rascunhando à mão num caderno escolar as minhas maltraçadas, casa vez mais chatas e repetitivas, fazndo isso com dificuldade porque minha lera é horrível e nem eu mesmo consigo traduzir, mas a trieza, repito, teve outro componente, o incêndio do prédio em São Paulo, a mulher me chamou e eu vi a notícia. Confesso que fiquei revoltado e comovido,. Revoltado com as nossas autoridades que nçao tomam nenhuma providência a respeito da segurança desses prédios públicos ocupados pelos sem teto, e comovido com o fato da tragédia que atingiu aqueles irmãos nossos. Dói demais, e nao adianta ficar buscando culpados porque todos nós somos culpados. Os políticos, todos eles, não excluo nenhum, são escolhidos por nós mesmos, e depois de eleitos nós nao monitoramos sua ação, à maioria basta o ôba ôba da midia, que o Brasil é o maioir, que a economia vai de vento em popa, que a seleção vai ganhar o caneco, que vaia haver festa e etc e coisa e tal. Dos pobres não se fala. E eles estão na miséria vivendo em prédios ocupados sem segurança condenados a morte. Bom, encerro aqui o meu desabafo e vou a maltraçada que rascunhei no caderno.

Não sou um grande apreciador de vinhos. Tomo, até gosto, principalmente do vinho tinto, mas nao sei diferenciar, sou mobral em vinho, a bebida que gosto mesmo é cachaça. Infelizmente, hoe, só posso tomar uma lapada aqui e acolá, mas quando tomo ua lapadinha estalo a língua de prazer. Também bebo uma dose de uisque, não me importo com a marca, mas tem que ser caubói, sem gelo e nenhuma mistura.

Bom, fiz essa abertura porque li numa revista algo que me espantou: acharam a garrafa mais antiga de vinho do mundo. Ela tem, pasmem, 1.693 anos e está num museu da Alemanha. Detalhe: o vinho está estragado, apodrecido, mas está devidamente engarrafado.

De vez em quando nos meus escritos, sobretudo qando falo no envelhecimento, sempre digo que devemos envelhecer como os vinhos, tornando-nos melhores, mas agora vou acrescentar, exceto aquele vinho que está na garrafa mais velha de vinho do mundo, porque o vinho apodreceu. Mas, a bem da verdade, nem é preciso pnsar nisso porque ninguém vive 1.693 anos, exceto matusaalém.

Para fechar peço desculpas às hermans e aos hermanos porque minhas maltraçadas estão mesmo um porre. Inté.

P.S. Esse Teme,r além de golpista, é muito burro. Ele teve o topete de ir até o local que o prédio desabou como se não tivesse nada a ver com a tragédia, como se nao fosse político. Teve que sair correndo. A culpa, repito, é de todos nós. Todos. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/05/2018
Código do texto: T6324564
Classificação de conteúdo: seguro