P s e u d ô n i m o

Lendo uma crônica do hermano Fidians, em que ele fala que não sabe se sou Athos, Porthos, Aramis ou D'Artagnan, eu ri muito porque nao sou nenhum eles. Adoro o livro, mas não foi idpeias minha me batizar com esse pseudônimo, mas de um grande e saudoso professor de Pesqueira, Potiguar Matos, ele só e chamava Dartgnan, inclusive quando os amigos reuniram num livro as crôniquetas que escrevia para o jornal de Pesqueira, ele escreveu na contracapa do livro:

"William Pôrto não me engana. É um espadachim. Não usa a pena para floreios vadios. Escreve bem e correto, mas sua pena é ponta de espada, está sempre a serviço de uma causa, a mão que a segura é de um Dartagnan generosoe bravo.

"Esta a sua grande marca. É transparente, as injustiças lhe tiram o sério, não tem medidas quando azorraga a prepotência, a desonestidade, a violência, o estupro da liberdade pelas novas barbáries, sempre renascentes. Podemos discordar de posicionamentos seus. Não tem importância. O que conta é a veemência com que defende suas verdades, a fé que cooca em suas crenças.

"William Pôrto chegou a Pesqueira em 1964. Era quase um adolescente. Deixou-se envolver pelo clima da Ororubá, identicou-se com o seu povo, hoe faz parte dele tão ou melhor do que qualquer um de nós. Suas crônicas me acordaram muito da Pesqueira que mora em meu coração. O que escreveu sobre o psqueirense é de extrema perspicácia, revela um observador arguto, um senso psicológico de aprender o real, revelar a intimidade das coisas.

"Este cronista de Combate Popular, em pelno domínio de sua capacidade criadora, se fez ua voz de minha gente. É de alguma forma um braço do povo. Coove vê-lo na sua luta em defesa dos mais humildes, dos pobres e injutiçados. Ele mesmo deu a chavedo seu roteiroao citar Thiago de Mello:

'O que em nós hoe é palavra

no povo seráção'".

Potiguar Matos

Longe de mim me envaidecer, foi apenas um coletânea de maltraçadas sobre Pesqueira e seu povo.Não tenho mais nenhum exemplar. Foi lanado em 1986, antes das campanhas do Lula. Mas um amigo do peito, um cara muito crítico cortou meu barato quanto ao que o professor escreveu. Ele me disse: - Bicho, o professor fez uma gozação contigo, o único mosqueteiro analfabeto do livro era Dartagnan. Mas gostei do apelido, acrescentei apenas o sobrenome de inha mãe, o Ferraz. Detesto o nome William, Pronto, esclareci o meu psedônimo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/04/2018
Código do texto: T6323519
Classificação de conteúdo: seguro