Humanistas em compotas

Possuo alguns amigos que sao fascinados pela História. Vivem trocando figurinhas, ou seja, resultados de suas pesquisas e leituras. São também deslumbrados pelo humanismo, por aquelas personalidades que foram e são adeptas da paz e da conciliação. Sempre quando estão discutindo a história elogiam os humanistas, inteectuais, artistas, pensadores, filósofos... porque jamsis seriam capazes de ordenar um massacre a populações civis em cidades abertas, ou seja, onde não é base miitar. Metem o cacete em Hitler, além de Truman, nos soviéticos, nos americanos de hoje e outros agressores de populações civis. Hitler e Stalin eles fazem picadinho, tambem Truman. Este eles sempre lembram que ele se fechou com burocrtas e militarese determinou que se jogasse uma bomba atômica em Hiroshima e outra em Nakasaki.

Dia desses, els estavam discutindo esse tema, logo depois do ataque americano à Síria, eu á estava de saco cheio, quando um deles que gosta de elogiar a Inglaterra, é metido a inglês, elogiou Churchil como exemplo de humanista, democrata, Prêmio Nobel de literatura e homem simples. Citou até uma frase do humanista em compotas: "Todas as grandes coisas são simples. E muitas são expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança". Não aguentei e tive que discordar radicalmente do "inglês" usando meus pobres conhecimentos da história: "Você está precisando pesquisar mais e não incensar tanto os humanistas em compotas. É o caso de Churchil. Ele foi tão desumano e cruel quanto Hiutler e Truman. Sabe por quê? Não, nem vou falar das suas incursões miltares nas colônias inglesas quando miltar. Mas do fato de ter sido ele quem ordenou o bombardeio de saturação de Dresden, a Florença do Elba, uma cidade aberta, sem instalações militares. Está provado pela história, a qual você não leu, que esse bomnardeio covarde e cruel matou mais gente civil do que a bomba atômica que jogaram em Hiroshima. Sim, quem ordenou foi Sir Winston Churchil, o seu humanista, estadista e prêmio nobel de literatura, que era também cruel e desumano. Tão assassino quanto Hitler e Truman ou Stálain, ou Putin e os americanss de hoje. Sempre achei Churchil parecido co um porco. Até lembro uma frase dele de simpatia para com os porcos: 'Gosto dos porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual". Era um porco.

O amigo ficou chateado, até lamentei ter rasgado a fantsia dele sobre Churchil, mas a história nao mente. Churchil, como a maoria dos líderes mundiais, era um humanista em compotas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/04/2018
Código do texto: T6322560
Classificação de conteúdo: seguro