Carta ao Zé Ninguém

Caro Zé: Você não está só. Você é a maioria do povo. Você é o Zé Ninguém, o Zé Poeira. Você representa todos os esquecidos, os oprimidos, os humilhados, os ofendidos, os em vez e sem voz. Você é a vítima maior de uma ordem social inusta e cruel. Seus problemas são sempre preteridos porque a prioridade número um dos governantes é atender às ambições da minoria privilegiada, o apetite descomunal dos banqueiros e da casa grande. A você só é dado o subemprego, o eito, o resto do banquete dos poderosos. E, no entanto, é você quem garante a alimentação e a riqueza dos poderosos. Você eé quem trabaha neste país. É a você que todos deveriam render homenagem, porque o capital sem o trabalho não existe.

Esquecem os poderosos e exploradores que foi você quem escreveu as mais belas páginas da nossa História: Batalha de Guararapes, Inconfidência Mineira. Revolução de 1817, Guerra do Paraguai, Campanha do Petróleo, Segunda Guerra Mundial, Diretas Já, Redemocratização, Canudos e o escambau de movimentos sociais e cívicos. Mas, apesar disso, você anão figura nos livros da História, porque sua luta é anônima, relegada a segundo plano pelos que escrevem a História oficial.

É, Zé, é isso áí, não lhe dão direito a paticipar dos benefícios da civilização, você anão tem direito sequer a saneamento báisica e, não raro, a água potável. O que você vê é o pão diminuindo na sua mesa. Até o subemprego a crise e o golpe lhe estão roubando. Você que se alegrou durante algum tempo com alguns avanços sociais e com a possibilidade do filho se tornar doutor, vê esses avanços sofrerem retrocesso. E você teme que seus filhos tomem o caminho da marginalidade, então entrega o destino deles nas mãos de Deus. Você, Zé, sofre fome, frio e inustiças diversas. Mas o que mais admiro em você, Zé, é que, mesmo diante de todas essas agruras, você continua a er esperanças, a alimentar sonhos com dias melhores. Felizmente ainda não conseguiram proibir a esperançae nem cassaram os sonhos. Essa crença é o seu grande patrimônio.

Não danta falar na solidariedade ou bondade (rarará) dos políticos, pois eles só se aproveitam de tua ingenuidade para arrancar o teu voto. Os políticos, Zé, e você sabe mais disso do que eu, só aparecem na tua casa às vésperas das eleições.

Gostaria de te dizer mais coisas, mas a minha pena é modesta. Acrescento apenas que acredito em ti, nos milagres que o homem do povo é capaz de realizar comsuas próprias mãos, com o seu coração e sua esperança - esperança, Zé, que alguém já definiiu como "sonho do homem acordado". Eu sei, Zé, tenho a mais absoluta certeza de que u dia, um dia que jpa vem chegando, tu farás de tua pobreza e de tuas necessidades uma causa, farás dos teus trapos uma bandeira, da tua fé uma arma, da tua esperança u canto - e nesse dia do mudará: os exploradores serão varridos do nosso cotidiano, tu passarás a ter o tratamento que merece um ser humano. Inté.

Um abraço

Datagnan Ferraz

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/04/2018
Código do texto: T6322334
Classificação de conteúdo: seguro