Cidadão e Instituição

Não se deve nunca, em hipótese nenhuma, acirrar os ânimos. Quem faz isso nçao ajuda a sua pátria, o seu povo e nem a causa que defende. Sim, porque quando se instala o radicalismo ou o autoritarismo (de quaquer espécie) se gera um clima de intolerância, instabilidade e violência. É claro que não me refiro aos movimentos sociais que agem dentro dos limites estabelecimentos pelas leis em vigor, principalmente pela Constituição.

Qualquer cidadão é livre para emitir sua opinião enquanto cidadão. É um direito seu, inalienável. Mas o cidadão não pode e nem deve, a menos que tenha procuração e tenha ouvido todos os mebros, falar por uma entiddade, classe, instituição, seja ela vcivil, militar ou religiosa. Mais: no caso de instituições de segurança, algumas nem podem se pronunciar, quanto mais alguém se pronunciar sobre elas. Só se pode emitir uma nota ou um pronunciamento com consenso e estritamente dentro da lei.

Vou dar um exemplo hipotético: vamos supor que um chefe de corpo de bombeiros afirme que toda a corporação é torcedora do Flamengo. Ora, basta que haja alguns tocdores do Fluminense, Botafogo, Vasco..., e o pronunciamento será falho. O chefe pode ser rubro-negro, mas a instiuição não torce por nenhum time. Isso vale para todo tipo de caso.

Longe de mim querer que uma autoridade nao direito à opinião. Deve tê-la, mas enquanto cidadão, falando em seu nome e nunca em nome da institituição, a menos, repito, que haja consenso geral e a posição seja Constituciona.

Há ainda no país um resquicio (e bota resquício nisso) de autoritarismo, qualquer autoridade, até otoridades de pijamas, costumam excitados, frenéticos e num frisson danado fazer pronunciamentos em nome das instituições, fato que traz instabilidade, gera discórdia e prejudica o país, alaém de afrontar as leis. E isso acontece em todas as instituições.

Hoje, com a vigilância ds redes, com as informação, esses chiliques de autoritarismo e de proximidade com o fascismo, são sempre denunciados e combatidos, o prendo e arrebento não siencia as vozes libertárias. Mas há insistência e um plano de se apoderar dpo poder de forma totalitária.

Concordo que atualamente alguns autoritários estão posando de dosnos de algumas instituições, mas isso vai passar, mas cedo do que se pensa.

Tem muito metido a bambambã que está enganado com a cor da chita e que vai ter que sossegar a periquita. As instiuições não têm dono, elas são mantidas pelo povo e é esse povo quem vai impedir qualquer aventura fascista. Se Deus quiser. Amém. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/04/2018
Código do texto: T6322303
Classificação de conteúdo: seguro