P r o f e s s o r a

Foi -continua sendo - uma grande professora de história e geografia. Aposentou-se há algum tempo, uns dez anos, mas ainda dá aulas particulares. Não porque necessite, ela e o marido (engenheiro civil aposentado) ganham o suficiente para viver com dignidade (são pessoas simples e avessas ao consumismo). Ela ainda dá aulas porque ama ensinar, eu digo a ela que ainda ensina por vício.

É educadíssima e muito culta, mas é incapaz de discutir com alguém, ouve atentamente a todos eé incapaz de um gesto de grosssura, mesmo se for provocada. É de uma ternura impressionante. Mas é alguém fiel às suas idéias. Acho que é socialista de berço. De vez em quando alguns amigos coxinhas (chamam ela de professora mortadelinha) mexem com ela. E sempre o foco da provocação é Cuba. Ela ja esteve em Cubba duas vezes, á estáprogramando nova viagem à Ilha. Ama Cuba. Defende ardorosamente Cuba.

Dia desses, um coxinha que tamabém é professor, muito amigo dela, que fora a Cuba provocou-a: - Neguinha (tamabém é conhecida por esse apelido que agora dizem ser politicmente incorreto, mas ela nem liga), pelejei para acessar a internet em Cuba e nao consegui, tamaabém achei ruim até o papel higuênico parece lixa, e Havana parece uma cidade destruída caindo os pedaços. Ela riu e começou a fazer peguntas ao coxinha: - Querido, você encontrou alguma criança de rua na Ilha? Viu algupem esmolando? Encontrou algupem sem direito à educação e à saúde? Alguem sem emprego? Viu alguma notícia sobre baa perdida ou assalto? Presenvciou violência? Pode-se andar nas ruas sem medo de ser assaltado? Encontrou algum analfabeto? Há fome em Cuba? O povoé triste? O coxianha foi à forra: - É verdade, não há isso, nao há violência e nem desajustes sociais, mas nao há perspectivas, horizontes, imprensa livre... Ela cortou: - Aqui há perspectivas e horizontes, se o número de desemprgados só aumenta. E aqui há imprensa iivre? A imprensa brasileira merece fé, tem crediiidade? A iberdade aqui, cara,a é ficção, aqui há mesmo é ódio de classe.

Mudaram de assunto. ambos são torcedores do Sanata Cruz, eu su Sport e fui embora.Mas a professora é gente finíssima. Ela tem as idéias dela, é socialista rôxa, mas sem perder a ternura jamais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/04/2018
Código do texto: T6320670
Classificação de conteúdo: seguro